Merecidíssimo! Um cachorro ganhou o prêmio internacional Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), na Austrália. Isso porque, por lá, Bear foi responsável por resgatar mais de 100 coalas feridos durante incêndios florestais que atingiram o país em 2019 e 2020.
Da raça Coolie Australiano, Bear possui 6 anos e é um dos únicos animais da Universidade de Sunshine Coast que possui o faro suficientemente apurado para localizar os animais pelo cheiro – especialmente durante um incêndio. Por isso, sob o treinamento da equipe de “Cães de Detecção para Conservação da Natureza”, o cão foi essencial para garantir que os coalas fossem resgatados.

No passado, o cachorro herói foi abandonado pelos antigos donos por “problemas de comportamento” – e logo foi adotado pela universidade. Contudo, foi por causa dessa mesma energia desprezada no passado que o animal pôde garantir a saúde de tantos outros animais!
A premiação aconteceu em um evento em Londres que teve a presença virtual de Bear. Por lá, ele foi agraciado com o prêmio no “Animal Action Awards”. “Achamos que Bear realmente merecia este prêmio porque ele tem sido um cãozinho extraordinário e preciso em resgatar vidas – principalmente os coalas”, relata Romane Cristescu, adestradora da Universidade de Sunshine Coast.