Escrever é um método muito usado para colocar sentimentos, sensações e saudades para fora. E, quando falamos da falta que sentimos de pessoas queridas e familiares que já se foram, é uma maneira ótima de exprimir o carinho que sentíamos por elas.
Esse é o propósito da obra de arte italiana chamada “A casa dos sonhos“. Criada pelas artistas Stefania Semeraro e Eleonora Loche e localizada em Salento, a obra funciona como uma caixa de correio localizada em frente a um teatro (que também pertence à Stefania e Eleonora) para que as pessoas que passam na rua possam depositar cartas, mensagens e bilhetes para entes queridos que já partiram desta vida.
A ideia é que você possa compartilhar seus sonhos, saudades e qualquer sentimento que tenha vontade através de palavras com as pessoas que já não compartilham a vida com você, mas que nunca deixaram seu coração. Junto da caixa de correio, existe uma frase escrita: “A forma não importa, o que conta é o seu sonho”.

Logo nos primeiros dias de exposição, a caixa recebeu cartas que falavam sobre amores impossíveis, poemas, canções de ninar e até mesmo um bilhete de loteria. Com a pandemia da Covid-19 e o teatro fechado, a ideia das artistas é que a obra permaneça ao ar livre para que novas pessoas continuem encontrado a caixa de correio e enviando seus pensamentos por escrito para pessoas queridas.