Em uma casa de repouso no Sul do Japão, é possível ouvir risadas, voz de bebê e passos de pés minúsculos se misturando com o som de cadeiras de rodas. Isso acontece porque lá eles recrutam “trabalhadores bebês”,como chama o chefe da casa, para animar os dias dos moradores. Até agora são 32 crianças, todas com menos de 4 anos, que convivem com moradores na faixa dos 80 anos.

Os idosos começam a conversar com os bebês, acompanhados de seus pais ou responsáveis, que oferecem abraços à eles. Fraldas, sessões de fotos gratuitas e cupons para um café nas proximidades são algumas das recompensas para os visitantes.
A Casa de Repouso Ichoan, fica em Kitakyushu, uma cidade de 940 mil habitantes na província de Fukuoka. O programa de bebês trabalhadores ajudou as pessoas a se conectarem através das gerações. “Eu não consigo ver meus netos com muita frequência, então os bebês são um grande prazer”, disse Kyoko Nakano, de 85 anos, ao The New York Times.

Kyoko mora na casa há mais de um ano. Embora goste de tricotar e assistir TV, ela disse que troca tudo para passar o tempo com as crianças quando elas chegam. “Eles são tão fofos e deixam todo o lugar mais animado. A energia jovem é diferente”, disse ela.