Um juiz permitiu que o nome de uma criança de 6 anos fosse alterado, em Goettingen, na Alemanha, depois dela ficar “emocionalmente sobrecarregada”. O nome da menina era Alexa, o mesmo nome do dispositivo tecnológico – conhecido como assistente de voz – da Amazon. De acordo com o portal Kidspot, os pais contam que a escolha do nome da filha foi coincidentemente no mesmo período que o dispositivo foi lançado e, à medida que a popularidade do aparelho crescia, aumentava também as chacotas com a criança.

Os pais contam também que por diversas vezes a filha foi alvo de piada. Um homem, que era um completo estranho, depois de ouvir o nome de sua filha – zombou cruelmente: “Alexa, dance para mim!”. No tribunal reforçaram que crianças davam comandos ‘Alexa’ à filha no parquinho e até mesmo enquanto ela se divertia na piscina.
a primeira tentativa do casal foi recusada, e eles levaram o caso ao Tribunal Administrativo da cidade. Funcionários do tribunal concordaram que a menina estava “emocionalmente sobrecarregada” por seu nome e deram permissão aos pais para escolher um novo. “O nome não é apenas um trocadilho, mas também convida à emissão de ordens insultuosas e humilhantes”, concluiu o tribunal.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

A Amazon informou em janeiro de 2019 que mais de 100 milhões de dispositivos Alexa foram vendidos. Só no Brasil, de novembro de 2020 a novembro de 2021, o dispositivo recebeu mais de 320 milhões de ordens para apagar e acender a luz, 38 milhões de bom dia e inúmeras outras interações – triviais e inusitadas. Ainda segundo o portal Kidspot, a mídia local não informou qual será o novo nome de Alexa.