Família

Jairinho recupera registro de médico e pode voltar a trabalhar após suspeita da morte de Henry Borel

Reprodução/TV Record

Publicado em 03/11/2022, às 08h44 - Atualizado às 13h31 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O médico preso pela morte de Henry Borel, Jairo Souza Santos Júnior, pode utilizar novamente o título de doutor em seu nome. Tal decisão foi dada no mês de junho e ocorreu em razão do término do prazo regulamentar de um ano da interdição cautelar do seu registro aplicada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj).

Na entidade em questão, ainda tramita um processo ético-disciplinar sob sigilo que apura a conduta de Jairinho no atendimento do menino na noite do caso. Na conclusão desse procedimento, seu registro poderá ou não ser cassado definitivamente.

Caso Henry: Entenda o que irá acontecer com Jairinho e Monique depois do julgamento (Foto: Reprodução/TV Record)

Uma consulta realizada ao site do conselho relata o registro do suspeito como ‘ativo’. O Cremerj mostrou que uma interdição cautelar possui duração de seis meses e pode ser aplicada no máximo duas vezes. A primeira punição ao envolvido no crime aconteceu no mês de junho de 2021 e, a segunda, em novembro do mesmo ano. Segundo a entidade, ambas as medidas cautelares acabaram antes da finalização do processo cujo ‘andamento acaba ficando mais lento’ em sua reta final.

“Embora preso, com o registro ativo, ele poderia exercer a medicina, inclusive como forma de reduzir a sua eventual pena. A decisão prévia levou em conta o fato de ele ter causado dano ao paciente (o menino Henry) por ação ou omissão, por imprudência, imperícia ou negligência” — presidente do Cremerj, Silvio Provenzano, ao veículo ‘Globo’.]

Jairo, que era vereador na época do crime, possui seu direito como preso de trabalhar pela Constituição, conforme relatado pelo professor de direito penal da PUC-Rio Breno Melaragno. Caso passe a exercer a profissão dentro dos presídios, Jairinho pode ser beneficiado com uma redução de pena em uma eventual condenação: “A cada três dias trabalhados, se reduz em um dia a pena. Ele poderia pedir até para mudar de presídio para trabalhar”, explicou.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!

Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!

Vem se inscrever! (Foto: Pais&Filhos)

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Família morte médico crime caso henry borel jairinho caso suspeito