Família

Caso Hurb: o que fazer se minha viagem foi cancelada? Especialista explica o passo a passo

Freepik

Publicado em 23/06/2023, às 08h04 por Marina Teodoro


Compartilhe:


Faltando 20 dias para sua viagem para o Japão, o desenvolvedor Raul Machado descobriu que os planos que ele havia feito com a família teriam que ser cancelados. Eles viajariam no dia 28 de junho para Tóquio – e já estavam com férias marcadas, passaporte, visto e as passagens confirmadas –, mas receberam um e-mail do Hurb dizendo que não deveriam se dirigir ao aeroporto na data combinada, frustrando todas as expectativas criadas para a viagem que seria “dos sonhos”.

Infelizmente, esse relato não é um caso isolado. Com uma pesquisa rápida nas redes sociais é possível encontrar diversas reclamações de famílias que se programaram por meses para conhecer destinos (muitas vezes internacionais) e souberam que não iam embarcar ao chegarem no aeroporto ou descobriram que os hotéis não foram pagos – e tiveram que arcar com as despesas do próprio bolso para terem onde dormir com os filhos.

Conhecida por oferecer pacotes de viagens que incluem hospedagem e voo por preços abaixo do mercado, o Hurb virou notícia nos últimos meses por estar enfrentando uma crise e não cumprir com os serviços vendidos, gerando mais de 50 mil reclamações nos órgãos de defesa do consumidor apenas neste ano. 

Muitas famílias tiveram problemas durante viagens da Hurb e tiveram que arcar com despesas que já tinham pagado (Foto: Freepik)

“A situação é bastante problemática e não sabemos até que ponto a empresa vai aguentar”, avalia o advogado especialista em Direito Digital Francisco Gomes Júnior, Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP).

Segundo ele, devido à quantidade de processos contra o Hurb, pedidos de ressarcimento, somados à decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que suspendeu a venda dos pacotes de viagens com datas flexíveis por causa das irregularidades nas práticas comerciais, a empresa pode declarar falência a qualquer momento.

Comprei uma viagem com o Hurb, e agora?

Raul conta que, depois de perder as férias e o dinheiro gasto comprando moeda japonesa, a única coisa que ele quer é o ressarcimento do valor investido. “Já tivemos muita dor de cabeça com essa viagem. Apesar de eles [Hurb] darem a opção de remarcar ou ganhar créditos na empresa para comprar um novo pacote, vamos optar pela devolução do dinheiro”.

Para quem tem um pacote do Hurb e teve algum problema, o advogado especialista em Direito Digital explica que há três passos que devem ser seguidos pelo cliente. O primeiro é notificar a própria empresa. “É melhor mandar uma notificação para a empresa, que é possível fazer em qualquer cartório, não há necessidade de advogado. Com essa notificação extrajudicial se oficializa a queixa”.

Entrar em contato com a empresa é o primeiro passo para quem teve problemas durante a viagem (Foto: Freepik)

A segunda etapa é, caso não haja nenhuma resposta efetiva por parte da empresa, entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor, como Procon e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para fazer uma nova reclamação.

Por fim, caso a situação não seja resolvida, Francisco indica entrar com uma ação judicial contra a empresa. “As pessoas costumam ir no passo 1, mas ou [a empresa] não responde ou responde de maneira não efetiva. Ao acionar o Procon, também vimos casos em que eles [Hurb] vão protelando e não resolvem, então as pessoas têm partido para a ação judicial”, explicou.

Nesses casos, quem não teve nenhum prejuízo extra pode receber o dinheiro investido de volta, e quem teve alguma perda, arcando com parte das despesas da viagem que deveriam ser pagas pelo Hurb, por exemplo, pode pedir indenização.

É importante preservar todos os documentos que indicam contato com a empresa e o não cumprimento da mesma, além de reclamações em canais oficiais que foram feitas sobre o caso.

O presidente da ADDP ainda alerta que essas medidas devem ser tomadas o quanto antes pelo consumidor. “Porque se a empresa quebrar e falir, ai é mais difícil de conseguir alguma coisa. Quando se entra com uma ação judicial, se a ação é anterior à falência, é possível preservar seu direito de conseguir a indenização”.

Como saber se o pacote de viagem é seguro?

Para evitar problemas na sua viagem, o ideal é que haja sempre uma pesquisa antes de fechar o pacote. Verificar a confiabilidade da empresa e como ela costuma tratar seus clientes é uma etapa importante e que pode ser feita em que atuam em prol do consumidor, como Consumidor.gov.br e Reclame Aqui.

“Uma dica importante: quando alguém sofre um golpe é geralmente porque viu uma oferta muito boa. Por isso é preciso pesquisar bastante. Quem oferece um voo muito abaixo do preço da companhia aérea, desconfie”, indica Francisco. “Se você quer segurança: compre da empresa aérea. Se quiser oferta, saiba que existe o risco”, complementou.

Preço de passagens muito abaixo do mercado é motivo para desconfiança e muita pesquisa (Foto: Pexels)

Ao entrar em contato com a Hurb, a empresa informou que “está no mercado há mais de 12 anos e sempre prezou pela transparência com os seus viajantes”, mas que “reconhece os problemas enfrentados e frisa que está trabalhando para a normalização das operações, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros”.

Leia a nota na íntegra:

“Devido à falta de disponibilidade promocional, algumas viagens de pacotes de data flexível precisaram ser adiadas. Comprometido a realizar a viagem dos seus clientes, o Hurb orientou, via comunicado, que os viajantes afetados informem novas datas de embarque para 2024. Para isso, pacotes com vencimento ainda neste ano tiveram o período de validade estendido gratuitamente em 12 meses. Aqueles que optarem pelo cancelamento da compra, o valor dos produtos e/ou serviços adquiridos pode ser convertido em Hurb Créditos ou realizado de forma integral. 

Para falar diretamente com o time de consultores da empresa, os viajantes podem buscar os canais de comunicação oficiais do Hurb: formulário de atendimento, chat na plataforma ou telefonema agendado, como indicado na Central de Ajuda

O Hurb reconhece os problemas enfrentados e frisa que está trabalhando para a normalização das operações, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros. A companhia segue à disposição caso surjam eventuais dúvidas.”

Mais lidas

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Ex de Hulk dá a volta por cima após envolvimento do jogador com sua sobrinha

Notícias

Duda Nagle conta por quanto tempo tentou 'salvar relação' com Sabrina Sato: "Foi pesado"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Notícias

Atleta de remo que não viajou com a equipe tem atitude emocionante

Notícias

Luciana Gimenez fala sobre venda de triplex após divórcio: "Tinha que pagar logo 100 milhões"


Palavras-chave
caso hurb 2023 caso hurb ceo caso hurb hoje caso hurb o que fazer direito do consumidor hurb hurb dinheiro de volta hurb direito do consumidor hurb é confiável hurb faliu hurb não pode vender mais hurb notícias hurb pacote cancelado hurb pacotes hurb procon hurb viagem cancelada hurb viagens hurb voo cancelado onde reclamar hurb pacote hurb cancelado viagem hurb 2023 viagem hurb 2024 viagem hurb cancelada viagem hurb o que fazer viagem hurb reclame aqui viagem hurb vale a pena voo hurb cancelado