A cidade de São Paulo confimou, hoje, o primeiro caso de varíola símia, a monkeypox, em um bebê do sexo masculino, de 10 meses. A família mora na zona leste da capital. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, a criança passa bem e está estável, com sintomas leves característicos da doença, como febre e lesões na pele. Esse é o segundo caso da varíola dos macacos em bebês no Brasil. A outra confirmação é de um bebê na Bahia.

A SMS informa ainda que o início dos sintomas foi em 11 de agosto e desde então a Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) da região de residência do paciente monitoram o caso. Até o momento, há 1.880 casos confirmados de monkeypox na cidade. O atendimento para os casos suspeitos de infecção é realizado em toda a rede, como UBSs, prontos-socorros e prontos atendimentos.

Topo do ranking
De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais casos, a maioria deles em São Paulo. Sendo 2.528 no estado paulista que concentra quase 65% dos casos da varíola dos macacos no país. E 1.880 casos confirmados na capital. Outros 689 casos são suspeitos e ainda estão sob análise.
Nesta segunda-feira, 22 de agosto, o Ministério da Saúde anunciou o começo de uma campanha para alertar a população sobre formas de prevenção, sintomas e tratamento que será veiculada pela imprensa, internet e nas ruas. Na capital paulista, o Conselho Regional de Enfermagem informou também que começou a treinar enfermeiros da rede básica de saúde para identificar casos suspeitos.