Segundo reportagem do g1, foi confirmado nesta quarta-feira, 8 de junho, o primeiro caso de varíola de macacos no Brasil. O caso foi registrado no município de São Paulo, região Sudeste do país. O paciente é um homem de 41 anos que viajou à Espanha. Ainda de acordo com o portal jornalístico, a vítima está isolada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, localizado na Zona Oeste da capital paulista.
Em nota informativa dedicada ao g1, a Secretaria Estadual da Saúde disse que “as amostras do caso ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz” e que o paciente “teve início dos sintomas, como febre e mialgia [dor muscular], no dia 28 de maio”. Também ao jornal, a Prefeitura de São Paulo afirmou que monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos, a qual está hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença.
Varíola dos macacos: quais os sintomas e o que se sabe até o momento sobre a doença
Seja nos jornais ou nas redes sociais, você provavelmente já ouviu alguma coisa sobre a varíola do macaco por aí. A doença tem causado preocupação ao redor do mundo, com o aumento repentino dos casos, e tem causado também muitas dúvidas. Na Europa, já são mais de 50 casos, inclusive em um brasileiro, na Alemanha. A doença também começou a chegar perto de nós aqui do Brasil, com o primeiro caso sendo confirmado na Argentina.
Com essa ‘explosão’ de casos, é natural que comecem a surgir várias dúvidas e preocupações sobre o assunto. Afinal, a varíola já não estava erradicada? É possível que essa doença chegue no Brasil? Estamos frente a uma possível nova pandemia? Conversamos com o Dr. Filipe Prohaska, infectologista da Oncoclínicas, pai de Letícia e Luisa, que esclareceu as principais questões sobre a doença.
A varíola já não estava erradicada?
A resposta é sim! Isso mesmo, se você ouviu por aí que a varíola já estava erradicada, você não foi alvo de uma fake news. A varíola, aliás, foi uma das primeiras doenças a ser completamente erradicada, há mais de 40 anos, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou seu fim em 1980, após uma bem-sucedida campanha de vacinação global. A doença, no entanto, está voltando a aparecer devido a uma nova variante. Leia aqui a matéria na íntegra.