Cientistas podem ter encontrado, pela primeira vez, um planeta situado em outra galáxia. Segundo os astrônomos, o possível astro ganhou o nome de M51-ULS-1b e fica na galáxia de Whirlpool, localizada a 28 milhões de anos-luz da Terra (9,46 trilhões de quilômetros) e fica ao lado de uma estrela “gigante”.
Publicado pela revista científica Nature Astronomy, o estudo encoraja que podem haver muitos outros “exoplanetas extragaláticos” a serem descobertos no futuro se a existência do M51-ULS-1b for confirmada. “Nós provavelmente sempre achamos que existiam planetas em outras galáxias. Mas realmente encontrar algo é uma coisa bela, uma lição de humildade”, conta Rosanne Di Stefano, astrofísica e pesquisadora na Universidade de Cambridge, em entrevista divulgada pelo site Science News.

Apesar dos cientistas terem encontrado mais de 4.800 novos planetas orbitando estrelas que não são o Sol, todos fazem parte da Via Láctea. A grande dificuldade de encontrar novos astros fora desta galáxia é, principalmente, a distância – isso porque a observação individual delas fica mais complicada porque as estrelas aparentam estarem unidas.
Di Stefano criou uma técnica que permite que novos astros sejam descobertos, mesmo com a enorme distância, e foi dessa maneira que ela e sua equipe puderam encontrar o M51-ULS-1b. Porém, a astrofísica conta que não espera ver novamente o novo astro, já que podem ser passar décadas até que ele se torne visível novamente.