
A partir de um estudo realizado pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, as partículas de saliva de pessoas que falam em voz alta podem ficar no ar entre oito a 14 minutos. Com a pesquisa, os cientistas puderam analisar se é uma forma de contagio do novo coronavírus.
Aos voluntários, os estudiosos pediram que eles repetissem algumas frases e usaram luzes para enxergar as partículas no ar. Em apenas um minuto, foi constatado que falar em voz alta pode expelir até 1.000 perdigotos com o vírus.

Vale lembrar que a pesquisa foi realizada em um ambiente controlado, sem existir algum tipo de interferência de correntes de ar e alterações de temperatura. Contudo, ainda não é possível determinar como seria esse tipo de contaminação em uma via pública, por exemplo.
Mesmo sendo feito em um ambiente controlado, os cientistas alertaram que a contaminação pela fala é possível, pois algum pacientes podem emitir uma quantidade maior de coronavírus do que os outros. Com isso, como forma de prevenção eles recomendam e reforçam a importância do uso de máscaras.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!