Nos dias atuais, os eletrodomésticos estão presentes na casa de todas as pessoas em todo o mundo. Por conta disso, o cuidado para que funcionem por bastante tempo e preservem todas as funções é extremamente necessário. Profissionais da área alegam que muitos deles precisam ser desligados ao sair de casa para que não haja risco de curto-circuito ou incêndio por problemas elétricos.
Os aquecedores elétricos são fundamentais para os dias frios e de inverno, mas carregam um grande perigo se permanecerem conectados por muito tempo. Além do risco de sobrecarregar, os aquecedores devem ser desligados ao sair de casa ou quando estiver em outro ambiente onde não é possível monitorar o comportamento da máquina.

Seguindo essa linha, os carregadores de celulares e notebooks também ficam em alerta devido ao grande risco. Ao deixá-los conectados na tomada por muito tempo e sem o monitoramento, a fiação interna pode sofrer um choque de tensão e acabar derretendo, ou até mesmo, lançar uma faísca capaz de provocar um incêndio ao encontrar algum tipo de material inflamável.
Por último, mas não menos importante, um dos objetos que provavelmente está presente em todas as casas: o benjamin. Conhecido por conectar diversos eletrodomésticos de uma vez só, este aparelho carrega uma grande carga elétrica e pode sobrecarregar, resultando em uma descarga que pode gerar uma queda de energia, ou até mesmo, uma explosão.
Luis Aarón Barra, engenheiro, explicou em uma entrevista para o portal Bío Bío Chile, qual a forma correta de evitar estes problemas em casa: “Quando você pensa em comprar produtos elétricos, deve sempre considerar o consumo real de cada aparelho ou objeto a ser conectado, e a soma total das potências, uma vez que as extensões ou benjamins são limitadas pela bitola, comprimento e conexões do cabo no momento de sua fabricação e certificação”.

Benjamins ou cabos de extensão ajudam muito quando é necessário conectar mais de um eletrodoméstico com outro, mas um dos fios não é grande o suficiente. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados com os dispositivos que se conectam ao cabo de extensão.
Confira quais aparelhos não devem ser ligados em benjamins e cabos de expansão:
- Microondas: por demandarem muita energia, podem acabar sobrecarregando as linhas de energia;
- Alisadores, secadores e modeladores de cabelo: estes aparelhos geram muito calor quando estão conectados por vários minutos;
- Ar-condicionado portátil: devido a alta potência, estes aparelhos devem estar ligados a uma rede segura e estável;
- Máquinas de café: a utilização destas máquinas contam com um alto grau de consumo, já que mantém o conteúdo do recipiente quente, por este motivo, devem ser desligados da tomada após o uso;
- Esteiras: uma vez que necessitam estar conectadas a uma fonte de energia continuamente, devem estar ligadas diretamente na tomada;
- Fornos elétricos: igual os micro-ondas, utilizam de muita energia para funcionar, por isso devem ser desligados imediatamente após o uso.