• Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Conheça o passo a passo do Teste do Pezinho e saiba como ele pode salvar vidas

Por Carolina Ildefonso
06/06/2023
Em Família
O teste detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê

O teste detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê Carolina Ildefonso

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

LeiaMais

Recém-nascido: O que esperar dos primeiros dias com o seu bebê

Teste do Pezinho Ampliado: a importância do diagnóstico precoce de doenças raras

8 de junho de 2025
Do leite ao prato: guia completo de introdução alimentar para bebês

Do leite ao prato: guia completo de introdução alimentar para bebês

3 de junho de 2025
Maternidade: um convite ao crescimento 

Diagnóstico de doenças raras em recém-nascidos está sendo revolucionado pela genética: entenda como

28 de maio de 2025
Genética ou ambiente? Estudo mostra o que define quando o bebê começa a andar

Genética ou ambiente? Estudo mostra o que define quando o bebê começa a andar

25 de maio de 2025

O bebê nasceu! Os cuidados começam imediatamente. Logo nas primeiras 48 horas de vida, triagem neonatal é obrigatória em todo o território nacional, que é o famoso: Teste do Pezinho. Com apenas um pequeno furo no calcanhar do recém-nascido é possível detectar mais de 50 tipos diferentes de doenças. Isso mesmo, agora são 50! É a tecnologia a favor da saúde dos nosso bebês. Mas para garantir a eficácia do exame, o ideal é que ele seja feito com o bebê ainda no hospital, mas se não for possível, a família precisa se deslocar a UBS mais próxima da residência para realizá-lo.

O teste detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê (Foto: Carolina Ildefonso)

O que ele detecta?

Em maio de 2021, a lei 14.154, que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi sancionada. Antes, apenas 6 doenças eram detectadas pelo exame: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase. As famílias que desejam ter o teste mais detalhado precisavam procurar uma clínica particular para realizar o procedimento.

Com a mudança o exame passou a alcançar 14 grupos de doenças incluindo aquelas relacionadas ao excesso de fenilalanina e de patologias relacionadas à hemoglobina (hemoglobinopatias), além de incluir os diagnósticos para toxoplasmose congênita. Acrescentadas também testagens para galactosemias; aminoacidopatias; distúrbios do ciclo da ureia; e distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos (deficiência para transformar certos tipos de gorduras em energia). E exames para doenças lisossômicas (que afetam o funcionamento celular) e exames para imunodeficiências primárias (problemas genéticos no sistema imunológico). E ainda testes para atrofia muscular espinhal (degeneração e perda de neurônios da medula da espinha e do tronco cerebral, que resulta em fraqueza muscular progressiva e atrofia).

Procedimento realizado no Instituto Jô Clemente (Foto: Carolina Ildefonso)

Quanto mais rápido, melhor!

Para que esse exame chegue o quanto antes nas mãos da família e do hospital uma grande equipe trabalha nos centros de referências. É como uma maratona contra o tempo para se ter os resultados. Mas você deve estar pensando para que tanta pressa?

Segundo a  coordenadora do Laboratório do IJC – Instituto Jô Clemente, pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, Sônia Marchezi Hadashi, o teste detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê e causar sequelas irreversíveis ou até mesmo morte. “No caso da fenilcetonúria se a intervenção não foi imediata pode ocasionar a perda da capacidade neurológica da criança e causar a deficiência intelectual”, explica Sônia.

Passo a passo

Vamos lá! Depois de colhido o sangue, o exame é enviado para um centro de referência para realizar as avaliações. Cada estado tem um centro de referência, em São Paulo, é o Instituto Jô Clemente. E a Pais&Filhos foi até lá para entender como funciona todo o processo e como é feito o acompanhamento com os pacientes.

Assim que o exame sai do hospital ele recebe um código no sistema para garantir a segurança dos dados. Ao chegar na unidade de referência ele passa por uma rápida conferência de dados e é encaminhado para uma equipe técnica. No IJC, os profissionais são todos treinados e aptos para cumprir cada passo e contam com uma estrutura de equipamentos de alta tecnologia para garantir a qualidade dos resultados. São maquinários inteligentes que utilizam insumos e procedimentos aprovados por órgãos nacionais e internacionais de certificação. Do começo ao fim, o processo é feito por meio de interface de dados que valida a segurança.

Positivo ou Negativo

Negativo: se nenhuma doença for acusada pelo exame o resultado é enviado direto para a família ou hospital. Entretanto, se alguma alteração for detectada, a agilidade é ainda mais importante já que a intervenção ou tratamento sendo realizada com urgência pode salvar a vida da criança ou até mesmo evitar complicações mais sérias. Então, o resultado é avaliado por médicos e em seguida chega aos responsáveis pela criança por meio da equipe de busca ativa do Instituto. Com todos os dados em mãos, eles localizam a família para dar as informações necessárias e seguir com o processo.

Sala de cadastramento de dados do Instituto Jô Clemente (Foto: Carolina Ildefonso)

O passo seguinte é repetir o exame e ter, de fato, o diagnóstico final feito por um médico especialista que vai indicar o tratamento mais adequado para o recém-nascido. É muito importante que esse depois do diagnóstico o bebê seja acompanhado, já que o Teste do Pezinho pelo SUS  foi criado para que essa família tenha o suporte também com o fornecimento da medicação, com acompanhamento especializado até a vida adulta.

Todo esse investimento é essencial para a qualidade de vida da criança, mas por outro lado, é um investimento também para o Estado. Só no primeiro semestre de 2022, a Arpen registrou 1.530.532 de nascimentos no Brasil. Em 2021, foram 1.588.606. Especialistas comprovam que a identificação tardia das doenças pode gerar mais custo ainda para o sistema de saúde. “Fazer a triagem neonatal é muito mais barato do que tratar as complicações”, finaliza Sonia.

A cada passo

Ao acompanhar o trabalho do IJC, foi possível observar o trabalho multidisciplinar que oferecem, através do SUS e também por planos de saúde ou atendimento particular. Eles possuem uma estrutura para garantir a qualidade de vida para criança durante toda a vida, na fase escolar, durante a entrada no mercado de trabalho e ainda durante o envelhecimento. Além disso, fazem um trabalho constante para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade trabalhando a autonomia de cada um deles. Dessa forma, disponibilizam também orientação jurídicas e sociais a fim de quebrar as barreiras existentes.

Assista agora o Podcast Mãe Natureba:

Tags: Bebêcomo fazer o teste do pezinhodoençasfamíliasInstituto Jô Clementeo que é teste do pezinhoonde fazer teste do pezinhoquando fazer o teste do pezinhoquantos meses faz o teste do pezinhoquem pode fazer o teste do pezinhorecém-nascidoteste do pezinhoteste do pezinho é de graçateste do pezinho o que éteste do pezinho para que serveteste do pezinho particularteste do pezinho sus
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Joaquim completou nove meses

Viviane Araújo celebra 9 meses do filho, Joaquim, com declaração especial: “Maior amor do mundo”

Bebê de 10 meses volta da creche com olho roxo e arranhões; mãe exige justiça
Notícias

Bebê de 10 meses volta da creche com olho roxo e arranhões; mãe exige justiça

Por Renata Fiedler
11 de junho de 2025
0

O que era para ser um dia comum virou um choque para Kendra Small, mãe da pequena Kenslie, de apenas...

Leia maisDetails
Família vive susto em hotel após menino ser sugado por ralo de piscina

Família vive susto em hotel após menino ser sugado por ralo de piscina

11 de junho de 2025
Gato Preto se pronuncia após acusação de agressão de Bia Miranda: “Nojo de mim”

Gato Preto se pronuncia após acusação de agressão de Bia Miranda: “Nojo de mim”

11 de junho de 2025
Filho de Deolane assume namoro com influenciadora famosa

Indiciada por estelionato e lavagem de dinheiro, Deolane Bezerra arremata item de R$ 1 milhão em leilão

11 de junho de 2025
Carla Salle e Gabriel Leone anunciam que estão esperando o primeiro bebê

Carla Salle e Gabriel Leone anunciam que estão esperando o primeiro bebê

11 de junho de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.