
Amanhã começa a Copa do Mundo Feminina, entre todas as jogadoras da Seleção Brasileira, a única mãe é a jogadora Tamires Dias. Ela é mãe de Bernardo, de 14 anos, fruto do antigo relacionamento com o também jogador de futebol, César.
Quando soube da gravidez, Tamires chegou a ficar dois anos longe do esporte para focar totalmente na maternidade. No ano de 2010, Tamires voltou aos trabalhos e foi convocada para o Atlético-MG, e passou um ano e meio do time. Enquanto trabalhava, Tamires contou com a rede de apoio para cuidar do filho, ela deixava Bernardo aos cuidados da mãe e fazia de tudo para passar os finais de semana com o filho, que ainda era bebê.

No ano de 2013, Tamires voltou 100% ao foco no esporte e passou a treinar no Centro Olímpico, time de São Paulo. Nessa equipe, Tamires teve a oportunidade de ir para a Seleção Brasileira como lateral-esquerda, ela chegou a participar das Olimpíadas e Copa do Mundo.
Copa do Mundo em família: veja um guia completo para curtir os jogos com seu filho
O ano da Copa do Mundo é sempre um período muito especial e divertido para todos. Com um clima que só aparece de quatro em quatro anos, as ruas pintadas, bandeiras verde e amarelo por todo o lado, caracterizam a rotina desse momento único. Com um espírito esportivo brasileiro, o ar que se instala é de muita alegria e comemoração no país do futebol.

A tão esperada estreia da Seleção Brasileira nos jogos mundiais acontece nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, às 16 horas (horário de Brasília). E não tem nada melhor do que reunir toda a família para assistir as disputas e celebrar a tradição de torcer pelo Brasil. Em um ambiente que envolve muitas emoções, gritarias e tumultos, o lugar acaba se tornando um pouco agitado para as crianças. Então, como seu filho pode aproveitar a Copa da melhor forma e criar memórias inesquecíveis?
De acordo com Bruna Szegedi, psicóloga materno infantil e especialista em psicologia da saúde pela PUC- SP, o ambiente ideal para as crianças assistirem aos jogos da copa é aquele que respeita as necessidades e especificidades delas. “Precisamos lembrar que nós adultos devemos ser modelo de conduta para quem está em fase de desenvolvimento moral, logo o ambiente deve ser livre de palavrões; de excesso de consumo de álcool e comportamentos que demonstram desrespeito pelo adversário e falta de espírito esportivo”, afirma.
A especialista também fala da importância de existir um ambiente lúdico para as crianças. “É interessante ter um lugar próprio para que elas brinquem, possam se movimentar e que os pais saibam que elas não têm a mesma capacidade de concentração dos adultos e que é natural que os interrompam. O momento em família pode começar antes mesmo dos jogos, por exemplo envolvendo as crianças na preparação e montagem da decoração”, finaliza.
Para te ajudar a criar um clima de Copa do Mundo perfeito para a família toda, montamos um guia com dicas especiais, desde a comida, decoração e brincadeiras! Olha só:
Comidas

Sem dúvida alguma, a comida é algo que não pode faltar! Por isso, alguns aperitivos saudáveis e decorados podem ser bons para distrair as crianças durante as partidas.
1. Bolinho verde
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara (chá) de ervilha cozida;
- 150g de brócolis cozido;
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem;
- 1 colher (sopa) de suco de limão;
- 2 colheres (sopa) de farelo de aveia ou uma quantidade suficiente para dar ponto de enrolar;
- 1 colher (chá) de alho desidratado;
- 1 colher (chá) de orégano;
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Bata bem todos os ingredientes no processador de alimentos e leve à geladeira por 10 a 20 minutos. Molde as bolinhas e coloque em uma assadeira com papel antiaderente ou untada com azeite de oliva. Asse por 25 a 30 minutos a 200°C ou até que os bolinhos estejam dourados.
Para ver a matéria completa clique aqui!