
A rede pública do estado de São Paulo agora vai aplicar testes de coronavírus apenas para pacientes internados, segundo o coordenador do centro de contingência contra a doença, David Uip.
O anúncio foi feito após reunião conjunta com os secretários estadual e municipal da Saúde e o governador João Doria nesta sexta-feira (13). Além dos pacientes internados, serão testados também pacientes de clínicas-sentinela e de pesquisas científicas.

“Nós vamos deixar de fazer exames para aqueles pacientes não internados. Só faremos exames nos pacientes internados, nos pacientes em clínica sentinela e pacientes de pesquisa. Isto é dar bom gasto ao dinheiro público”, disse David.
Após o anúncio, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que a necessidade do exame está limitada para locais onde ainda não há transmissão comunitária e que cabe aos técnicos de cada estado decidir quando é possível abdicar do teste para todos os pacientes.
“Quando você tem epidemia, e eu já sei que o quadro clínico é esse, que tem a história. Faz-se um diagnóstico clínico. Por nexo causal. Eu faço [a notificação] por amostragem, em casos de epidemia o que me interessa é isso. E os kits [vamos] guardar para casos graves”, disse o ministro.