Publicado em 26/02/2020, às 08h37 - Atualizado às 11h04 por Redação Pais&Filhos
Foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírusem território brasileiro. O Hospital Israelita Albert Einstein registrou no Ministério da Saúde a notificação de caso suspeito de coronavírus (Covid-19), em um paciente de 61 anos, que esteve recentemente na Itália. De acordo com o Ministério, no atendimento ao caso, o hospitaladotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que confirmou o caso na manhã desta quarta-feira (26).
O paciente com suspeita da doençaesteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Covid-19, o novo coronavírus. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, diz ainda a nota divulgada pelo ministério.
Na Itália, até agora, 11 pessoas morreram no país vítimas da infecção, e o número de contágios subiu para mais de 350. São mais 100 casos confirmados de um dia para o outro e a maioria concentra-se no Norte da Itália. De acordo com informações da Agência Brasil, a direção de saúde regional aconselhou as pessoas a ficarem em casa e, se possível, trabalhar de casa. O cenário na Itália piorou nesta quarta-feira, com as autoridades anunciando 30 novos casos nas duas regiões mais afetadas: Lombardia e Veneto. Entre os novos infectados estão crianças. No Brasil, há outros 20 casos suspeitos da doença, todos em trânsito.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início aos procedimentos padrão, solicitando à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país na lista de casos confirmados da doença. A Agência reforça o alerta para as pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados e apresentar febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, procure atendimento médico de imediato e informe ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior. “O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito”, diz a nota da Anvisa.
As medidas já começaram
Depois da confirmação do primeiro caso de Coronavírus, o Governo de São Paulo decidiu criar um centro de contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do novo coronavírus na cidade.
O centro atuará na Secretaria de Estado da Saúde e conduzirá as medidas de enfrentamento ao COVID-19. Presidido pelo infectologista David Uip, contará com profissionais do Instituto Butantan, médicos especialistas das redes pública e privada, sob a supervisão do Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
“É imprescindível que, ao apresentar os sintomas, as pessoas procurem um serviço de saúde mais próximo, como fez este paciente”, afirmou o Secretário Germann. Já o infectologista David Uip ressaltou: “A prevenção é o mais importante para doenças respiratórias, pois vírus não respeita fronteira”.
Coronavírus: como se prevenir
Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.
Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach