Família

Veja os melhores produtos de limpeza para acabar (de verdade!) com o novo coronavírus

Publicado em 14/03/2020, às 14h44 - Atualizado em 16/01/2023, às 08h50 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


O novo coronavírus, que causa a doença do covid-19, pode ser desativado por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão. De acordo com João Prats, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as formas mais eficazes de higienizar as mãos e evitar a contaminação.

“Ambos os métodos são efetivos para quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e destruí-lo. O valor de 70% é o recomendado por ser o mais efetivo —nas mãos, a limpeza precisa ser imediata”, explica o especialista, em entrevista ao UOL. Por isso, é essencial ter o hábito de lavar constantemente as mãos e o pulso, com água e sabão, ou com álcool em gel. O álcool e a água sanitária podem ser utilizados também para a limpeza de superfícies.

De acordo com Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e membro da sociedade Brasileira de Infectologia, não há grandes dificuldades de se matar o vírus, que não é resistente ao ambiente. Por ser envolvido por uma camada gordurosa, o vírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano. A estimativa é que o vírus dure de seis a 24 horas dependendo da temperatura e umidade do ambiente e do tipo de superfície.

“Também vale pensar no tempo que a pessoa infectada está no mesmo lugar. Se ficar o dia todo em um quarto, estará colocando novas partículas nos objetos a todo momento. Mas, se apenas passou por um local, deixará uma quantidade menor do vírus ali, que deverá desaparecer em algumas horas”, esclarece o especialista, em entrevista ao UOL.

Como limpar objetos e superfícies

Para limpar locais frequentados por várias pessoas ou objetos como celulares, os desinfetantes comuns, ou até mesmo a água com sabão ou detergente, bastam. “Produtos com cloro e mesmo o álcool usado para limpeza, com porcentagem menor, também são efetivos”, aponta o especialista.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach


Palavras-chave
pfnoinsta coronavírus coronavírus prevenção limpeza da casa higiene agua sanitária álcool 70% álcool em gel higienização