
Primeiramente, fica em casa! Segundamente, não é só porque estamos em isolamento que obrigatoriamente precisamos ficar parados. Praticar atividades, sejam elas quais forem, é muito importante para manter o corpo e mente ativos. Alguns exercícios respiratórios associados com movimentos de braços e pernas trabalham o corpo como um todo e fortalecem a saúde do pulmão, um dos órgãos que mais sofre com o coronavírus. “Eles são muito importantes, por que os músculos respiratórios são os que fazem a inspiração e expiração, portanto quanto mais forte e mais expansão os pulmões tiverem, mais ele vai ter condição de fazer a troca gasosa conseguindo assim levar o oxigênio até os pulmões”, explica o fisioterapeuta Cadu Ramos.
O especialista selecionou algumas dicas para garantir esse fortalecimento:
Faça 3 séries de 3 repetições, os idosos podem fazer sentados e os mais jovens em pé:
- Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas;
- Agora inspire o ar levantando os braços para frente e inspire descendo em direção à frente das pernas;
Faça 3 séries de 5 repetições
- Sentado em posição ereta 90 graus, coloque as suas mãos cruzadas no peito, inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas, se abaixando e levantado em movimento leves e sempre com as costas retas.
Exercícios de respiração que adultos crianças e idosos podem fazer 3 vezes ao dia (pela manhã, tarde e noite)
- Puxe o ar bem forte até encher o pulmão completamente e solte até esvaziar por completo;
- Faça o mesmo, mas agora em dois tempos: puxe o ar bem forte em dois tempos e solte em dois tempos;
- Puxe o ar profundamente e segure a respiração por 8 segundos, depois solte.
Para fazer com as crianças
- Encha bexigas;
- Brinque de assoprar velinhas;
- Volte às brincadeiras antigas como pega-pega, pique-esconde ou jogar bola.
“Os exercícios respiratórios são importantes sempre e para toda faixa etária. No dia a dia, acabamos esquecendo de fazer um treino respiratório, que pode nos ajudar a diminuir o estresse, acalma e previne doenças respiratórias. Mas, neste momento é essencial principalmente para os idosos e grupo de risco”, completa. Vale ressaltar que isso não reduz o risco de ser contaminado pela doença, uma vez que o contágio é feito através do contato via oral, nasal e pelos olhos e boca, mas ajuda a melhorar a condição dos pulmões.
“O Covid-19 como outras doenças respiratórias atacam os alvéolos e com isso diminui o aporte de oxigênio e a expansão pulmonar, então os exercícios e os pulmões fortalecidos e uma boa expansão ajudam a evitar que estes tipos de problema possam até mesmo levar à morte”, completa. Por isso, é essencial separar um tempo do seu dia para praticar esses exercícios dentro de casa.