Uma enfermeira de 59 anos foi a primeira pessoa da América Latina a tomar a vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 24 de dezembro. Maria Irene Ramirez vive no México, país que está utilizando os imunizantes desenvolvidos pela farmacêutica Pfizer, em parceria com a BioNTech.
Com 128 milhões de habitantes, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, comemorou o início da vacinação. “São poucas doses, mas o México é o primeiro na América Latina a ter esta vacina”, disse
O país já acumulou mais de 1,33 milhões de casos da Covid-19 e registrou 119.495 mortes pelo vírus desde o início da pandemia. Hoje, o México ocupa o quarto lugar no número de óbitos do mundo
As primeiras doses da vacina serão destinadas aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Devido a logística envolvida na aplicação do imunizante, a aplicação será feita na Cidade do México e no estado de Coahuila, no norte do país.
Primeira pessoa é vacinada contra o vírus nos Estados Unidos no início do mês
Nesta segunda-feira, 14 de dezembro, uma enfermeira estadunidense foi a primeira vacinada contra a Covid-19 nos EUA. A aplicação foi em Sandra Linday, no Centro Médico Judaico de Long Island, em Nova York.
O momento foi transmitido ao vivo em uma live organizada pelo governador do estado Andrew Cuomo. Após a aplicação a mulher desabafou sobre como estava se sentindo.
“Espero que isso marque o começo do fim de uma época muito dolorosa em nosso país. Quero dar ao público a confiança de que a vacina é segura. Estamos em uma pandemia, então todos nós precisamos fazer a nossa parte para colocar um fim nesta pandemia”, disse ela.
“Há luz no fim do túnel, mas ainda precisamos continuar a usar máscaras, a nos distanciar socialmente. Eu acredito na ciência. Como enfermeira, minha prática é guiada pela ciência, então eu confio nela. O que eu não confio é que, se eu contrair a Covid, eu não sei como isso vai me impactar ou aqueles com quem eu entrar em contato. Então encorajo todos a tomarem a vacina”, complementou.
A aprovação do uso emergencial dos Estados Unidos da vacina da Pfizer ocorreu neste domingo, 13 de dezembro. As primeiras foram entregues a 600 locais em todo o país. É esperado que o país vacine cerca de mil profissionais de saúde nesta segunda.