A pandemia do coronavírus foi responsável por muitas mudanças no mundo. Dentre elas, o número de casamentos realizados – pelo menos em São Paulo – foi um dos dados mais chocantes: 2020 viu o número de “felizes para sempre” cair 27% em comparação a 2019, segundo dados fornecidos pela Fundação Seade.
Muitas pessoas decidiram escolher esperar para concretizarem uma união oficial – para que pudessem comemorar com a família e amigos. Os dados da fundação apontam, assim, que o menor número de registros de casais se concentrou entre abril e julho – sendo a quantidade de registros diminuída pela metade quando comparada também a 2019.
A Fundação Saede apontou ainda que houve um gradual aumento de casamentos a partir de julho do ano passado – mas nenhum que fosse suficiente para compensar a queda dos registros. Em São Paulo, foram coletados nos cartórios de Registro Civil 196.508 casamentos.
Divórcios
Além da queda de casamentos, a pandemia também foi responsável pelo aumento de divórcios dos casais. Não só no Brasil – mas também China, EUA, Itália, Portugal, Austrália e África do Sul – registraram uma maior procura dos casais por advogados especializados na área em 2020.
Em entrevista exclusiva a Pais&Filhos, Steve Li, pai de Alice, advogado de família de Shangai do escritório Gentle & Trust Law Firm, comentou que o isolamento social se mostrou uma importante prova de fogo para casais que se viram obrigados a passar 24 horas por dia em um mesmo ambiente. Por isso, o número de casos de divórcios nos cartórios teve uma crescente impressionante:
“É óbvio que esse momento é incomum. Atualmente é difícil conseguir registrar o divórcio imediatamente porque há tantas pessoas na fila dos cartórios, que provavelmente terão que esperar um bom tempo para conseguir agendamento na China”.
Um levantamento do Google também revelou um aumento de 82% na busca no Brasil pelas palavras-chaves “como dar entrada em um divórcio?”. Além disso, em abril do ano passado, um impressionante aumento de 9900% na busca por “divórcio online gratuito” também foi registrado.