Família

Criança autista é mantida dentro de sala de aula para não “prejudicar a imagem da escola” e pai denuncia

Reprodução/Google

Publicado em 19/07/2023, às 07h00 - Atualizado às 07h35 por Mayara Neudl


Compartilhe:


Everton Venâncio de Souza protocolou denúncias no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, na Ouvidoria da Secretaria de Educação do DF e na Corregedoria-Geral também do DF contra a Escola Classe 111 Sul, em Brasília, por negligenciar o seu filho, uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, de 10 anos de idade.

No vídeo gravado da crise causada pelo transtorno e pela hipersensibilidade auditiva do menino, ele está deitado no chão de uma sala de aula, gritando e gemendo. Fechado lá dentro com uma professora e um educador, a criança foi separado do resto da escola por ordem da diretora da instituição.

Por ter sido levado à força, um comportamento agressivo foi causado e a crise se agravou, segundo o Everton para o Metropoles. “A diretora afirmou que, em casos de crise de alunos autistas na frente da escola, a norma é retirar os alunos para que vizinhos não filmem o ocorrido”, relatou o pai.

A gestora da instituição teria dispensado a professora que direcionava o ensino e cuidados a crianças de necessitavam de atenção especial, e também afastado o educador social que tinha vínculo afetivo com o menino, ainda de acordo com o Metropoles.

A diretora teria iniciado uma perseguição ao aluno afastando profissionais capacitados (Foto: Reprodução/Google)

“Ela está fazendo tudo isso porque não quer que o menino fique na escola”, segundo uma educadora anônima. Wanderson Gonçalves Silva, de 39 anos, o educador social que cuidava do estudante, registrou boletim de ocorrência contra a gestora por calúnia, já que ela teria o acusado de pisar na criança, e relatou se sentir perseguido pela mulher que o demitiu.

“Levá-lo para a sala não foi uma boa opção. Ele se recusava a entrar”, disse uma outra educadora que pediu anonimato e que trabalha há mais de 20 anos com crianças que precisam de cuidados especiais. De acordo com ela, a orientação de isolar um estudante nunca havia sido passada antes em sua carreira.

O menino teria sido colocado a força dentro da sala de aula e isolado para não “prejudicar a imagem da escola” (Foto: Reprodução/Google)

Uma ata ao Conselho Regional de Educação do Plano Piloto foi assinada em 12 de julho por nove servidores pedindo para que a diretora da escola fosse substituída.

A Corregedoria da Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que o caso está sendo apurado e que todas as medidas cabíveis serão tomadas.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Autismo transtorno do espectro autista Criança autista escola infantil menino autista crise de criança autista escola classe 111 sul maus tratos criança maus tratos escola maus tratos escola infantil menino autista preso em sala de aula