Uma criança de 2 anos morreu depois que se engasgou com uma bala em Alto Paraíso de Goiás. Segundo o pai do menino, o filho estava correndo e brincando com a bala na boca, quando se engasgou com o alimento. A família encontrou a criança já com falta de ar e a levou direto para o hospital.
De acordo com informações dadas pelo g1, na emergência o menino chegou apresentando um quadro de parada cardíaca durante a última quarta-feira, 08 de junho. A equipe médica tentou reanimar, porém a criança não resistiu e faleceu.

“Ele ingeriu balas. As mesmas viraram uma bucha no estômago dele e o sufocou. O meu filho era um menino muito alegre e sorridente, não tinha tristeza com ele, sempre deixava todo mundo muito feliz. Agora deixou tristeza”, disse o pai para o portal.
O avô da criança também lamentou o acontecimento e ainda alertou: “Foi um sofrimento muito grande para a família. Ele era um menino muito querido. Esse negócio de engasgo é muito perigoso porque se não conseguir tirar na hora, a criança morre. É questão de segundos”, desabafou Wilson Quirino ao g1.
Como evitar engasgos
- Corte os alimentos de maneira adequada: não podem ser pequenos a ponto de serem aspirados ou engolidos sem serem mastigados, nem muito grandes. Comidas redondas, como tomatinhos e uvas devem ser cortadas ao meio, em sentido longitudinal;
- Supervisione o seu filho: as brincadeiras e hora da alimentação devem ser acompanhadas por um adulto para evitar qualquer tipo de acidente doméstico
Como desengasgar a criança:
É preciso estar preparado para agir caso o seu filho engasgue. É necessário realizar uma manobra para ajudar seu filho a expelir o alimento – ou outro tipo de objeto – das vias aéreas e é essencial saber realizado. Por vezes, até o serviço de emergência chegar pode ser tarde demais. Veja como desengasgar a criança ou o bebê no vídeo abaixo: