Gabriel Guenzani e Isadora Muller, de 11 anos, venceram um concurso de desenho da Nasa ‘’Space Place Art Challenge’’. As crianças são alunos de uma escola de robótica em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Essa competição é feita mensalmente pela Agência Espacial estadunidense e tem como objetivo promover de uma maneira lúdica a inclusão de crianças na ciência.
Na edição de outubro, o concurso recebeu cerca de 1.250 desenhos de crianças de todo o mundo e escolheu oito vencedores. Os vencedores foram eleitos pela equipe de engenheiros do laboratório de propulsão a jato da NASA.Em entrevista ao portal G1, Ismael Dias, que é engenheiro eletrônico e idealizador do projeto de robótica, contou que 23 crianças da escola participaram do concurso, mas que apenas Gabriel Guenzani e Isadora Muller saíram vitoriosos na competição. “
Esse concurso é para manter as crianças engajadas, conversando sobre robótica, pensando em novos motores, novos sensores, para fomentar a ciência de maneira geral”, relatou o professor. Ele conta que os alunos ficaram sabendo do concurso no começo do ano e, desde então, estavam entusiasmados. Segundo ele, Isadora fez o desenho com meses de antecedência. Quando o concurso abriu as inscrições, ela adaptou a ilustração ao tema da edição.
Os ganhadores foram anunciados no dia 15 de outubro e o professor contou que a notícia foi recebida com muita emoção pela família dos estudantes.”A mãe do Gabriel chorou de emoção. A família ficou encantada e quis contratar um outdoor para colocar o desenho dele”, relatou Dias.
Os desenhos selecionados podem ser conferidos no site do concurso da Nasa.