A Cavalaria do Mato Grosso visitou o Hospital do Câncer de Cuiabá e deixou o dia dos pacientes mais especial. Assim que um cavalo da corporação entrou no hospital, as crianças ficaram animadas e logo se sentiram à vontade para fazer carinho e montar no animal.
Extremamente dócil, o cavalo estava todo enfeitado com corações rosas quando visitou o corredor da ala infantil. Em um registro feito pela cavalaria, as crianças passam a mão no animal e se descontraem com o visitante ilustre, o que com certeza faz diferença para o tratamento contra o câncer.

Nas redes sociais, internautas elogiaram a ação da Polícia Militar do Mato Grosso, que vai muito além do que zelar pela segurança pública. Os responsáveis pelos animais deixam claro que toda a preparação para a visita da cavalaria é organizada com reuniões sobre a programação e os locais hospitalares que o cavalo pode percorrer.
Nos comentários, apenas elogios sobre a boa ação: ”A diferença que esse terapeuta de 4 patas realizou na vida dessas pessoas nesse dia, ele não faz ideia”, escreveu uma seguidora. Outra pessoa também deixou sua opinião: ”Os cavalos curam as pessoas, é muito genuíno estar entre os animais”.

“Pôneiterapia” ajuda crianças no tratamento do câncer
Em outubro de 2021, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um menino chamado Bryan Amaro de Andrade que estava em tratamento do câncer há mais de 7 meses, contou que o sonho dele era conhecer um cavalo. Com ajuda, o menino conseguiu realizar esse sonho e após o encontro incrível, o menino teve alta 35 dias depois.
A partir desse caso, os cavalos Nemo e Caramelo fizeram visitas mensais às crianças no Hospital das Clínicas e serviram como um tratamento duplo e reforço para os pacientes.

Segundo Kátia Regina Oliveira, coordenadora administrativa do Instituto, depois que Bryan teve alta, as equipes do hospital e da hípica transformaram o sonho em projeto. “A primeira visita aconteceu e não preciso dizer que foi um sucesso! As crianças ficaram maravilhadas e proporcionaram momentos de muita emoção a todos presentes”, disse Regina Oliveira. Mais de 5,5 mil crianças fazem tratamento contra o câncer no Instituto, e 30 estavam internadas na época.
De acordo com o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, a visita “potencializa a recuperação de pacientes infantis” porque oferece melhora emocional e psicológica, o que aumenta a receptividade ao tratamento convencional com radioterapia e quimioterapia.