Família

Crianças se transformam em obras de arte na quarentena e o resultado é criatividade pura!

reprodução Instagram / @estadao

Publicado em 24/09/2020, às 11h58 - Atualizado às 15h27 por Helena Leite


Compartilhe:


Os professores estão usando e abusando da criatividade para conseguir lecionar e manter os alunos interessados nas aulas online durante a pandemia de coronavírus. Pensando em formas de aproveitar esse cenário para criar atividades lúdicas, divertidas e cheias de aprendizado, uma escola  pública de Caeté, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, convidou os alunos a incorporar personagens de telas de artistas famosos como Van Gogh, Almeida Júnior, Frida Kahlo, René Magritte e muitos outros.

As crianças se transformaram em obras famosas (Foto: reprodução Instagram / @estadao)

No trabalho, idealizado por professoras de história e estudantes da Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva, os alunos foram convidados a responder a pergunta: “qual pintura famosa você seria”. Devido a dificuldade do acesso à internet, nem todos os alunos participaram da atividade, mas o projeto foi um sucesso e contou com o trabalho de  103 alunos da sexta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Eles se fantasiaram, pintaram e arrumaram o cenário para recriar a obra ao vivo, dentro de casa. Depois de tanto trabalho, as produções foram colocadas em duas votações diferentes: uma envolvendo moradores da cidade e outra feita com especialistas de arte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Todo o processo foi feito online.

Os resultados viralizaram! (Foto: reprodução Instagram / @estadao)

A votação foi um sucesso e alcançou mais gente que o esperado. Ao todo, 1,5 mil moradores da cidade participaram da votação. O vencedor foi o aluno Yan Rodrigues Franco Stehling, de 13 anos, estudante do sétimo ano. O trabalho foi sobre a obra “Auto-Retrato-Bocejando”, do francês Joseph Ducreux (1735-1802). Em entrevista ao Estadão, Yan contou que decidiu escolher a obra porque achava que ela o representava “por ser muito preguiçoso“. Além disso, ele contou que a informalidade do quadro chamou sua atenção.  “Geralmente, são pessoas posadas, com uma postura bem formal. Esse, não”, falou,

Yan foi o vencedor do concurso (Foto: reprodução Instagram / @estadao)

Já entre os especialistas em arte, a obra vitoriosa foi a de Ana Clara Soares, do sexto ano, com o trabalho sobre a obra “A Leiteira”, de Johannes Vermeer (1632-1675). As premiações foram simbólicas, como uma cesta de doces, e não envolveram a atribuição de notas para a aprovação no fim do ano, uma vez que muitos alunos não conseguiram participar por não terem o acesso necessário a internet para as aulas.

Uma criança também refez a obra da Tarsila do Amaral (Foto: reprodução Instagram)

Mais lidas

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

Notícias

Ex-jogador do Real Madrid descobre que não é pai da filha após tatuar o nome da bebê

Notícias

Filho de Maguila critica parentes em discurso do velório: "A gente vê quem é quem"


Palavras-chave
Comportamento Família pfnoinsta Educação Criança Escola arte