Um ‘desafio’ de YouTube acabou em tragédia na Itália. Cinco “youtubers” que dirigiam em alta velocidade a bordo de uma Lamborghini, em Roma, enquanto se filmavam para as redes sociais, causaram a morte de um menino de cinco anos.
O acidente ocorreu no dia 14 de junho quando o carro, uma Lamborghini alugada, no qual viajavam os jovens entre 20 e 23 anos, atingiu uma mãe e os dois filhos que estavam em outro automóvel.
O influenciador digital Matteo Di Pietro, de 20 anos, bateu a Lamborghini Urus de frente com o carro smart ForFour, matando Manuel Proietti, de cinco anos, além de deixar a irmã dele, de quatro anos, e a mãe, de 35, feridas. Segundo testemunhas, o influenciador estava fazendo manobras arriscadas no momento do acidente.

A polícia abriu uma investigação de homicídio culposo contra o motorista de 20 anos. Alguns dos jovens fazem parte de um grupo de influenciadores que compartilham vídeos das suas atividades nas redes sociais, contando com mais de 600 mil inscritos no YouTube, 260 mil no TikTok e 88 mil no Instagram. O acidente ocorreu quando eles tentavam um desafio, que consistia em dirigir em alta velocidade na capital italiana, e passar 50 horas seguidas dentro de um carro de luxo.
Segundo o jornal The Scottish Sun, o vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, lametnou a morte do menino. “Se você é um infrator reincidente e tira a vida de uma pessoa porque é um idiota ao volante, você não vê sua carteira pelo resto da vida, não é como se eu a suspendesse por alguns meses.”

Roberto Gualtieri, prefeito de Roma, também se manifestou sobre o caso, desejando suas condolências às vítimas: “Espero que a mãe e a irmãzinha se recuperem logo e que a polícia descubra de quem é a responsabilidade pelo que aconteceu o mais rápido possível.”
A polícia abriu uma investigação de homicídio culposo contra o motorista de 20 anos. Os telefones de cada passageiro da Lamborghini foram apreendidos e outro influenciador do carro, Vito Loiacono, postou seu luto nas redes sociais, de acordo com a publicação. “O trauma que estou vivendo é indescritível. Só quero dizer que nunca estive ao volante e que sou muito próximo da família da vítima”. Minutos antes do acidente, Loiacono havia postado fotos junto ao Lamborghini.