Família

Devo cancelar festas de aniversário e almoço de domingo por conta do coronavírus?

Getty Images

Publicado em 18/03/2020, às 14h12 - Atualizado em 16/01/2023, às 08h54 por Yulia Serra


Compartilhe:


Compromissos não urgentes devem esperar (Foto: Getty Images)

“A Covid-19 é uma doença que não tem tratamento específico nem vacina, então as medidas que podem diminuir a evolução da doença são higiene das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social”, explica o infectologista Dr. Gerson Salvador, pai de Laura e Lucas. Esse último ponto é fundamental de ser seguido. É fato que quanto menos pessoas circularem, menor é a chance de serem infectadas ou infectarem os outros. 

Essa medida é ainda mais importante para os idosos ou para quem tem doenças pulmonares ou cardiológicas, mas isso não significa que o restante da população não precisa seguir. Pelo contrário. O especialista reforça que, neste momento, você deve evitar aglomerações e adiar tudo o que for adiável: “A gente não deve sair de casa e circular para atividades que não sejam urgentes”.

É complicado, mas é hora de cancelar o chá de bebê, festa de aniversário, almoço de domingo na casa da avó, chá revelação, passeios no shopping ou parque. Compromissos não urgentes podem ficar para depois, pela sua segurança e de sua família. Inclusive, quem tiver a possibilidade de fazer home office, deve aproveitar para diminuir ainda mais a circulação. 

O isolamento é uma das formas mais eficazes de impedir a transmissão (Foto: Getty Images)

Seguir essas recomendações agora fará toda a diferença mais para frente. As crianças podem ficar chateadas, mas nessas situações vale o diálogo aberto e direto: “A maior parte delas, pelo menos, já ouviu falar sobre o coronavírus, então a questão é explicar que estamos passando por um momento em que é preciso ficar em casa para evitar tanto contrair quanto transmitir para pessoas que podem ter consequências mais graves, como o avô e a avó”. 

Dr. Gerson completa que não é fácil nem para a gente, imagina então para os filhos, mas destaca: “Se estivermos tranquilos, iremos passar essa tranquilidade para elas também”. Para que os mais novos sintam menos essa “perda”, uma saída é fazer “programas em família”, dos mais simples mesmo. Tenha um momento para leitura, outro para brincadeiras, faça as refeições junto, prepare a comida com eles. 

“Vale a pena variar as atividades”, opina. Faça algo que nunca fez. É hora de testar. “Para os pais que têm possibilidade de fazer home office, pode ser uma oportunidade de conexão e intimidade importante”, acrescenta. Assim, é a chance de tornar algo negativo em um momento de fortalecimento dos laços familiares.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
pfnoinsta coronavírus cancelar