• Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Dia dos Pais: veja por que a paternidade ativa traz benefícios para toda a família

Por Redação Pais&Filhos
08/08/2021
Em Família
É preciso estar presente na criação dos filhos e isso significa mergulhar de cabeça na paternidade

É preciso estar presente na criação dos filhos e isso significa mergulhar de cabeça na paternidade Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Ser pai é o máximo! Todo homem que exerce a paternidade de forma ativa tem essa certeza. Mas esse papel vai muito além de um título, ele acontece no dia a dia. Na correria, no sono atrasado, no toque físico, na troca de olhares, enfim, em tudo que envolve a relação entre pai e filho. Cada vez mais, os pais estão participando e se fazendo presentes na vida das crianças (e que bom!). Afinal, elas precisam do amor do pai tanto quanto do da mãe. E isso não é apenas achismo, foi comprovado após a revisão de cerca de 100 estudos publicados entre os anos de 1949 e 2001. As pesquisas apontaram que tanto o amor quanto a rejeição das mães e pais afeta igualmente o comportamento, a autoestima, a estabilidade emocional e a saúde mental dos filhos.

É preciso estar presente na criação dos filhos e isso significa mergulhar de cabeça na paternidade (Foto: Getty Images)

Como sempre reforçamos aqui, juntos é possível ir muito mais longe. A parceria entre os pais é fundamental para o bem-estar dos filhos e de si próprios. O coautor do estudo Ronald P. Rohner, Ph.D., diretor do Centro para o Estudo de Aceitação e Rejeição dos Pais da Universidade de Connecticut em Storrs, destacou que a questão não é quem é mais importante, mas reconhecer que os pais são essenciais em tudo o que as mães são. “Esperamos que descobertas como essas encorajem os homens a se envolverem mais nos cuidados com os filhos. Então toda a família se beneficia”, completa. Tempo de qualidade exige doação e organização, mas esse esforço é recompensado a cada nova descoberta que faz sobre seu filho.

Como nascem os pais?

Mas afinal, em que momento o homem sente que a chave virou? A forma como cai a ficha é muito pessoal e pode vir de diversas formas para cada pessoa. Beto Bigatti, colunista e embaixador da Pais&Filhos, autor do livro PAI MALA, relatos sinceros de afeto, vínculos e imperfeições que não estão nos manuais, pai de Gianluca e Stefano, por exemplo, se recorda de dois momentos: “O primeiro foi no dia do resultado do exame de farmácia. Apesar do susto e surpresa, porque a gente ainda não estava planejando, naquele mesmo dia eu comecei a conversar com a barriga e nunca mais parei, até o nascimento. O segundo momento e talvez o mais marcante foi quando eu segurei o mais velho na minha mão pela primeira vez. Eu entendi que a partir daquele momento, eu não podia faltar mais para a minha família”.

Thiago Queiroz, pai de Dante, Gael, Maya e Cora, educador parental, colunista e embaixador da Pais&Filhos e criador do Paizinho, Vírgula, também destaca o nascimento do primeiro filho. “Até então, por mais que eu estivesse envolvido, ia nas consultas, via todas as ultrassonografias, dava apoio à minha esposa, acompanhava a barriga crescer, sentia os chutes do Dante, ainda era muito abstrato para mim. Eu fui o primeiro colo que meu filho recebeu do lado de fora do ventre da mãe”, diz. “Eu não sabia o que queria fazer com o meu filho, só sabia que eu queria que fosse diferente de tudo aquilo que eu tive como referência”, acrescenta.

LeiaMais

MC Guimê se emociona ao mostrar ultrassom do primeiro filho com Fernanda Stroschein

MC Guimê se emociona ao mostrar ultrassom do primeiro filho com Fernanda Stroschein

4 de junho de 2025
Pais compartilham os piores comentários que ouviram sobre a aparência dos filhos

Pais compartilham os piores comentários que ouviram sobre a aparência dos filhos

1 de junho de 2025
Anticoncepcionais hormonais e seus efeitos no relacionamento: como isso pode influenciar a atração

Mães contam os comentários mais sem noção dos parceiros no parto

1 de junho de 2025
Clube Pais&Filhos estreia com evento cheio de novidades para as famílias

Clube Pais&Filhos estreia com evento cheio de novidades para as famílias

21 de maio de 2025

Já Marcos Piangers, jornalista, parceiro e colunista da Pais&Filhos, pai de Anita e Aurora, acredita que são vários estalos que acontecem ao longo da vida. “Primeiro a descoberta em si. Eu fiquei muito empolgado com a ideia. Eu e a Ana já corremos para o supermercado e compramos um monte de fraldas RN”, recorda, além de citar o ultrassom, a descoberta do sexo do bebê e o nascimento: “O dia do parto é aquele momento que materializa sua paternidade. É bem assustador isso, porque até então era uma ideia meio romântica”. Para ele, o tempo torna o homem mais dedicado e consciente não só em relação à paternidade, mas tudo que o rodeia.

Todo mundo ganha

Aquele conceito ultrapassado do pai como provedor deu espaço a um novo conceito: paternidade ativa, ou seja, homens que estão presentes na criação dos filhos e que participam efetivamente da rotina deles. E é assim que deve ser. Ser pai faz bem para a criança. E ser pai também faz bem para o homem. Um estudo comprovou que quanto mais tempo o homem é pai – e mais envolvido está no processo – maior a queda nos níveis de testosterona presentes no corpo.

“A presença do pai é fundamental para essa caminhada e hoje sua presença efetiva é necessária na segurança e desenvolvimento psíquico das crianças. Essa pesquisa nos confirma o quanto tanto crianças, quanto adultos estão aprendendo ao se relacionarem e o quanto desse processo todos saem transformados. Amar e ser família é mesmo um presente”, afirma Daniella Freixo de Faria, psicóloga, mãe de Maria Luisa e Maria Eduarda.

A paternidade ativa beneficia pais e filhos (Foto: Shutterstock)

A especialista destaca que a paternidade traz junto de si a mudança de propósito e sentido da vida, e assim, poder viver essa experiência na sua plenitude é realmente um presente. “Em nossa cultura tão individualista, a experiência de nos tornarmos família e de sermos pais e mães nos convidam para a vida além do Eu, do meu, do para mim”. Por isso, é importante que pai e mãe ajam como um time, oferecendo um ambiente seguro, amoroso e ao mesmo tempo repleto de direção.

Não há um manual para seguir na paternidade que garante 100% de sucesso, porém a troca de experiências e conhecimentos pode ser muito bem-vinda para se preparar e até entender melhor esse papel. Nesse sentido, livros como The Expectant Father: The Ultimate Guide for Dads-to-Be, de Armin A. Brott e Jennifer Ash, são uma boa alternativa. Nele, o autor e especialista no assunto oferece dicas para cada uma das fases do seu filho, focando tanto na criança, na relação do casal quanto no autocuidado. Outra sugestão é Pai Grávido, de Renato Sá, que aborda a mudança da postura dos pais nos últimos anos e traz orientações para os homens.

Se ser um pai presente faz bem para o seu filho, para você então… É fato que a paternidade vem cheia de dúvidas, preocupações e desafios, mas também traz momentos únicos de diversão e muita alegria. Porém é preciso se jogar, mergulhar de cabeça. Vai, e se der medo, vai com medo mesmo. E sem cobrança de perfeição. O que realmente vale a pena é viver a vida real, com os erros e acertos, com as dores e amores. Seu filho não precisa de um super-herói, ele precisa de você, sem nenhum “super” atrelado a isso, oferecendo apenas o que tem de mais precioso na vida: seu tempo.

A melhor parte de ser pai é…

Alguns homens responderam essa frase é quase impossível escolher só uma opção

  • Voltar a ser criança: a paternidade pode trazer de volta aqueles prazeres simples que ficaram esquecidos no passado
  • As surpresas do dia a dia: como receber um telefonema inesperado ou até aquele abraço apertado no fim de noite
  • Tempo em família: é isso mesmo, todo mundo junto, não importa em que situação
  • Reconhecimento como pai: seja um abraço, um olhar, um sorriso ou até mesmo em palavras
  • Acompanhar o desenvolvimento: ser testemunha de todas as novas lições e descobertas da criança
  • Troca de afeto: aquele momento particular, entre você e seu filho que dispensa qualquer explicação
  • Receber elogios pelo filho: é pra se orgulhar mesmo e ter a certeza que arrasa no papel de pai!
Tags: criação dos filhosdia dos paisfilhosparentalidadePaternidade
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Olivier Anquier respondeu algumas perguntas sobre paternidade e família

Olivier Anquier sobre família: “Sou verdadeiramente pai e não amigo”

Nattanzinho conta que vendeu mansão em Fortaleza para morar com Rafa em São Paulo
Famosos

Nattanzinho conta que vendeu mansão em Fortaleza para morar com Rafa em São Paulo

Por Renata Fiedler
12 de junho de 2025
0

O cantor Nattanzinho revelou que colocou à venda sua casa em Fortaleza, no Ceará, para morar com Rafa Kalimann em...

Leia maisDetails
Suposto sobrevivente do acidente aéreo na Índia relata ter saído andando de aeronave e gera polêmica

Suposto sobrevivente da tragédia aérea da Air India fala sobre momento do acidente: “Barulho alto e avião caiu”

12 de junho de 2025
Marido de Tati Machado fala pela primeira vez sobre a perda do filho

Marido de Tati Machado fala pela primeira vez sobre a perda do filho

12 de junho de 2025
Classificação indicativa do Instagram aumentou para 16 anos; entenda o motivo

Classificação indicativa do Instagram aumentou para 16 anos; entenda o motivo

12 de junho de 2025
Família de Gugu afirma ter provas de relacionamento secreto do homem que busca reconhecimento de união estável com o apresentador

Família de Gugu afirma ter provas de relacionamento secreto do homem que busca reconhecimento de união estável com o apresentador

12 de junho de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.