Família

Dia Mundial do Sono: como dormir melhor e garantir o bem-estar da família?

Getty Images

Publicado em 19/03/2021, às 12h30 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h28 por Yulia Serra


Compartilhe:


O sol mal nasceu e já tem gente levando os filhos na escola. Não é nem metade do dia e alguém está correndo para não se atrasar para a reunião. O dia voa, mas custa a passar. Chega a noite e ainda tem as obrigações de casa, passar um tempo em família, assistir aquela série. A agenda moderna é marcada por um compromisso atrás do outro e as 24 horas não parecem suficientes para tudo. Em meio a tantas obrigações, é comum que todas as demais coisas fiquem em segundo plano, esse é o caso do sono

Nesta sexta-feira (19), Dia Mundial do Sono, a Pais&Filhos reforça a importância dessa tarefa para o dia a dia e para a sua saúde, sendo responsável por fortalecer o sistema imunológico, liberar hormônios importantes (de crescimento e insulina por exemplo), fixação da memória e relaxamento físico. A ausência desse momento, gera alterações no ritmo biológico, sonolência excessiva, dificuldade de concentração, déficit de memória, irritabilidade, fadiga física e mental, aumento da sensibilidade e por aí vai. 

Uma boa noite de sono faz toda a diferença para a saúde da sua família (Foto: Getty Images)

De acordo com a Associação Brasileira de Neurologia (ABN), mais da metade dos brasileiros dormem de 4 a 6 horas por dia, quando o recomendado, e a principal causa para esse baixo número é justamente o estilo de vida. Renata Federighi, consultora do Sono da Duoflex explica: “Hábitos típicos dos dias atuais impactam diretamente na hora de ir para cama. Usar o celular antes de dormir, por exemplo, é um deles”.

Sono dos filhos

Os pais são os principais exemplos dos filhos e as ações deles impactam diretamente as crianças, como prova o levantamento realizado pela National Sleep Foundation, ao perceber que 65% delas cujos pais têm eletrônicos no quarto seguem o mesmo comportamento. A luz artificial emitida por esses aparelhos reduz a produção de hormônios, como a melatonina, que estimula a sonolência. Além disso, o descanso reduzido nessa idade pode levar à obesidade, quadros de depressão, problemas relacionados ao crescimento e com a aprendizagem.

A falta de uma boa noite de sono gera alterações no ritmo biológico, sonolência excessiva, dificuldade de concentração e mais (Foto: Getty Images)

O mesmo estudo provou que crianças com regras e horário limite para usar aparelhos eletrônicos também aumentam as horas de sono semanal. A vida profissional demanda muito e, por isso, é comum que os pais tenham descuidos com a disciplina e rotina dos filhos. “Criar uma rotina para casa, hábitos saudáveis e horários para se deitar é essencial para elevar a qualidade das horas dormidas. Do mesmo modo que ter um ambiente confortável, escuro e silencioso, com cama e travesseiros que mantém a disciplina postural, é indispensável para uma noite de sono agradável”, completa. 

Sono do pai x mãe

Um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, comprovou que o sono dos pais só volta ao normal após 6 anos do nascimento dos filhos. De acordo com a pesquisa, as mulheres são as mais afetadas pela falta de sono. Elas dormem cerca de 40 minutos a menos a cada noite de sono no primeiro ano de vida da criança em relação ao período anterior à gravidez. Em relação ao primeiro trimestre do bebê, elas tiveram até uma hora de sono a menos. As mães de primeira viagem chegam a ter uma queda de 1,7 pontos na qualidade do sono, quando a mãe já tem mais de um filho, essa nota fica perto de 1.

Os homens, segundo estudo, perdem em média, 13 minutos de sono. Esse número não varia em relação à uma idade específica ou ao longo da vida da criança. A pesquisa ainda mostra que o sono dos pais é realmente mais afetado no primeiro trimestre, mas só se normaliza após o sexto ano de vida dos filhos. Os pais também podem perder o sono por conta do medo e das responsabilidades que a maternidade e paternidade que podem despertar nas pessoas. A amamentação também pode afetar a qualidade do sono, mas questões como idade ou renda pouco afetam a noite dormida.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Família pfnoinsta dormir dia mundial do sono