A diarista Cibele Florêncio, de 24 anos, foi convocada para participar de um campeonato mundial de xadrez na Polônia, entre os dias 25 a 30 de dezembro. A jovem é natural de Macaíba, região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte.
Todas as noites, após terminar os serviços de limpeza, Cibele dedica seu tempo para treina o jogo de tabuleiro com a irmã, Gabriele. “treino com minha irmã Gabriele pela noite, porque tenho minhas tarefas e rotinha de diarista durante o dia”, disse ela.
A paixão pelo xadrez começou quando tinha 9 anos de idade. A jovem começou a desenvolver suas habilidades em um projeto da escola em que estudava. “Percebi quando eu visualizava os lances mais rápido que meus colegas e entendia o jogo com mais clareza”, disse ela.
Por conta de sua dedicação e habilidade no jogo, ela percebeu que o jogo poderia ser muito mais que um hobby. Ela venceu o campeonato estadual e foi vice-campeã no Brasil. Por conta disso, foi convocada para participar do Campeonato Mundial de Xadrez em Varsóvia, na Polônia de 25 a 30 de dezembro e precisou de auxílio financeiro para custear a viagem.
Felizmente, o médico Dr. Marcelo Cascudo soube de sua história e decidiu ajudar Cibele. Além das doações, ele também realizou uma campanha para arrecadar mais dinheiro para que a jovem pudesse realizar seu sonho de ser campeã mundial de Xadrez.