Que atire a primeira pedra quem nunca usou a velha tática do “se você não se comportar, o Papai Noel não vai te dar um presente” com os filhos.
Parece que essa estratégia realmente dá certo com as crianças. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, feita com 4.200 pais em todo o mundo, cerca de 33% das crianças melhoram o comportamento até o Natal para ganhar o presente.
“Cerca de 40% dos entrevistados usaram a ideia do Papai Noel para fazer com que seus filhos se comportem ao longo do ano”, explicou o psicólogo Chris Boyle, um dos autores da pesquisa, em entrevista ao Daily Mail.
A pesquisa ainda revelou que a maioria das crianças ficam muito decepcionadas e tristes quando sugerem que o Papai Noel não é real. “Para alguns, isso afetou sua confiança nos adultos e causou tristeza, o que diminuiu a alegria que sentiram em celebrar o Natal”, defendeu o especialista.
Os pesquisadores também descobriram que pessoas que possuem qualificações acadêmicas de alto nível, como doutorado, começaram a questionar a existência do Papai Noel com 7 anos de idade. Mas essa desconfiança toda não aconteceu tão rapidamente para pessoas com qualificações mais baixas ou sem qualificação.
Ela alerta que se o seu filho já passou dos 7 ou 8 anos de idade e deu sinais de desconfiança sobre o Papai Noel, é melhor falar sobre a tradição que envolve esta época do ano e dizer a verdade.
Leia também:
Natal: veja o presente ideal para a criança de cada signo
Em carta de Natal, menino pede emprego para o pai: “Não quero mais nada”
Fábio Júnior reúne os filhos para celebrar o Natal e o clima é de amor