No meio da correria do dia a dia não temos tempo pra pensar no quão atolados estamos. E pode ser bem difícil parar tudo, respirar e dar atenção aos filhos. Às vezes, o estresse é tanto que podemos pensar como um peso a obrigação de passar mais tempo com as crianças. A sugestão de Marcos Piangers, autor do livro O Papai é Pop e pai de Anita e Aurora, é refletir sobre o porquê de ter que passar mais tempo com os filhos.
“Para mim, pessoalmente, essa reflexão que é a resposta: quanto mais tempo eu passo com as minhas filhas, mais eu aprendo, mais feliz eu sou, mais encantado é o meu mundo, mais curioso eu fico.” Isso ajuda a criar um relacionamento mais próximo, fazendo do convívio mais leve, feliz e trazendo benefícios até para a saúde.
Para ajudar outros pais a entenderem a importância dessa interação entre pais e filhos, oKurotel – Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado, está promovendo uma semana, do dia 8 ao 15 de outubro, com diversas opções de lazer e diversão para adultos e crianças, que poderão participar de atividades coletivamente e individuais.
Uma das atrações será a palestra de Marcos com o tema “Do que meus filhos precisam?”. E não tem segredo: é de tempo! Muitos pais confundem e acham que a maior necessidade é o dinheiro. Afinal de contas, é preciso pagar escola, hospital, brinquedos.
São coisas importantes, mas que não substituem o que eles realmente precisam, que é de mais atenção, mais carinho e de ter uma referência nos pais de mentores, para explicarem como funciona o mundo e ensinar a eles quem precisam ser educados e gentis.
“O pai e a mãe têm de servir como um farol, um guia que vai apontar os melhores caminhos, os menos dolorosos, afinal de contas, a gente tem mais experiência para isso.” Ou seja, não é só função da mãe. O pai tem que participar sim!
A família dos anos 50, onde o homem trabalhava e a mulher cuidava das crianças, não representa mais a sociedade moderna, e é preciso entender e aceitar que as mulheres estão no mercado de trabalho, muitas sustentam o lar e alguns homens ainda ficam com a imagem de simplesmente pagador de contas.
“É importante que o pai seja uma figura mais presente, mais participativa na família para eventualmente liberar a mãe para ela fazer o que bem entender e dar o referencial para o filho o que é ser homem e pai.”
Mais informações sobre a Semana da Família
Leia também:
30 maneiras de ficar mais tempo com seu filho
Pai faz aulas de balé só para passar mais tempo com a filha
Veja como é quando sua esposa está grávida ao mesmo tempo que você