Publicado em 02/10/2019, às 20h51 - Atualizado às 20h54 por Redação Pais&Filhos
O processo de divorcio é muito complicado para todos, seja para os filhos ou para os pais. Em seu novo documentário Erasing Family, a cineasta Ginger Gentile, contou histórias de várias famílias que tiveram suas vidas viradas do avesso após o processo de separação de casais.
Para a criação desse projeto, Gentile, que também é filha de pais divorciados, quis dar luz às histórias das famílias que não assinaram o acordo de guarda compartilhada dos filhos e mostrar, principalmente, como essas situações são maléficas às crianças. Confira o trailer:
Anteriormente, a cineasta produziu o filme Erasing Dad, o qual revela a relação entre pai e filho durante o processo de divorcio. A repercussão foi tão positiva que levou a mudanças legais na Argentina, permitindo aos pais compartilhar a guarda dos filhos.
Qual o intuito do trabalho de Gentile?
Seu maior desejo é promover legislação que incentive e apoie a guarda compartilhada”A parentalidade compartilhada tem um apoio esmagador nas pesquisas, e a ciência apoia isso”, diz Gentile ao portal Parents.
Ela explica que nos Estados Unidos as leia que permitem a guarda compartilhada são escassas, sendo possível o acordo apenas nos estados de Kentucky e Arizona. Afinal, quanto mais tempo os advogados de divórcio gastam em um caso, mais horas faturáveis. Aliás, ela também afirmou que as associações de advogados estão fazendo lobby para bloquear a legislação parental compartilhada.
“É difícil, mas importante, ter um relacionamento com os dois lados da sua família”, observa ela. “Você pode amar seus pais ou odiar seus pais, mas nunca os deixe de lado. Fingir que eles não existem é muito prejudicial”. Ela também ressalta que muitas crianças que mantinham crenças negativas sobre seus pais ausentes descobriram que mãe ou pai poderiam ser “uma grande fonte de apoio e amor em suas vidas”, uma vez reunidos.
Reforma do sistema de tribunais de família.
Gentile espera aumentar a conscientização e destacar as histórias das famílias destruídas leve a mudanças concretas no sistema de tribunais. “Queremos mostrar às pessoas que fazem as leis porque o sistema precisa mudar para um que incentive e promova a criação saudável dos filhos e dê aos pais as ferramentas necessárias para fazer isso”, diz ela.
Fique por dentro do conteúdo no canal Pais&Filhos:
Leia também:
9 dicas para fazer a guarda compartilhada dar certo
Entenda a diferença entre guarda compartilhada e alternada
Saiba 6 maneiras de como lidar com os filhos pequenos na separação
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach