Com muitas causas que podem alavancar as dores de garganta, esse incômodo é, na verdade, um sintoma originado de outro problema de saúde. A inflamação costuma surgir a partir de um quadro de faringite, mas também é comum em casos de laringite ou amigdalite.
Por ser uma das principais entradas de vírus e bactérias, a boca pode trazer infecções de diferentes intensidades. Felizmente, a garganta está ali para se fazer de “barreira”, além de ter estruturas poderosíssimas nas células de defesa, como as amígdalas – ao mesmo tempo, essa parte do corpo também fica mais suscetível a inflamações e surgem as famosas dores de garganta.
Principais causas da dor de garganta
Apesar de geralmente acontecer nas amígdalas, a inflamação pode se estender até a adenóide, uma estrutura do sistema imunológico que fica atrás das cavidades nasais. Além disso, a saliva ou secreções de pessoas contaminadas contribuem com o problema, como é o caso da infecção viral.
Geralmente, os vírus são os principais responsáveis pela dor. No caso de uma faringite viral, placas de pus nas amígdalas podem aparecer e o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios pode ser necessário. Já as bactérias fazem parte dos 30% dos quadros de faringite, podendo levar a um incômodo severo e até mesmo à febre.
Quando ela é alérgica, ocorrendo geralmente no inverno, a principal causa pode ser a umidade menor do ar e uma maior concentração de pólen. Vale lembrar ainda que os fungos e ácaros também podem desencadear a reação em qualquer estação do ano. Já a pós-traumática é quando se passa por um processo cirúrgico na região do pescoço, como a retirada das amígdalas, adenoide ou conchas nasais. Outras causas mais comuns de dor de garganta são:
- Infecções virais (resfriados, gripes ou quadros de mononucleose)
- Doenças da infância (catapora, sarampo, coqueluche)
- Alergias
- Esforço vocal em excesso
- Infecções bacterianas
- Refluxo
- Garganta seca (pode ser causada tanto por respiração bucal quanto por tempo seco)
Quanto ao tempo seco, atenção: mudanças bruscas de temperatura ou baixa umidade do ar podem, sim, agravar a sensação de dor ou desconforto, mas não são causadoras únicas da dor de garganta. Além disso, durante a temporada de frio pode ocorrer uma queda da imunidade, o que deixa o corpo mais suscetível às infecções e, consequentemente, aos sintomas que as acompanham.
Sintomas de dor de garganta
- Dificuldade para engolir
- Sensação de ter a garganta arranhando
- Voz rouca
- Inflamação no local
- Pus nas amígdalas
Além desses sintomas, a dor de garganta pode estar acompanhada de outros problemas de saúde, como a dor de cabeça, febre, dor no corpo e tosse. Saiba quantos graus é considerado febre e como tratar em casa.
O que fazer para aliviar a dor?
Nas infecções virais, o problema pode desaparecer sozinho em cerca de três dias, sendo mais comum em crianças de até dois anos. Ou seja, o que os médicos podem prescrever são analgésicos, antitérmicos ou anti-inflamatórios, quando necessários, para aliviar sintomas como dor e febre. Quando as infecções bacterianas aparecem, o uso do antibiótico pode ser sugerido e deve ser seguido à risca! Para evitar que bactérias mais resistentes voltem a atacar durante o tratamento, é muito importante a criança estar hidratada e bem alimentada.
Por que a dor de garganta também causa dor de cabeça?
Os germes produzem toxinas que agem em diversos locais do organismo, incluindo o cérebro, causando a dor. Além disso, o corpo humano produz substâncias que coordenam a defesa, chamadas citocinas. Elas agem nos centros de dor do cérebro e desencadeiam a febre e outros incômodos. Analgésicos e anti-inflamatórios conseguem aliviar os sintomas que causam desconforto – veja mais causas de dor de cabeça e como tratar esse desconforto.
Tratamento caseiro para dor de garganta
Além dos remédios (que devem sempre ser passados pelo seu médico), existem alguns tratamentos simples que você pode fazer em casa para ajudar a aliviar as dores de garganta e amenizar o problema. O gargarejo de água morna com uma pitada de sal e limão duas vezes ao dia é uma receita caseira fácil e uma mão na roda. Outra opção é consumir sucos de frutas ricas em vitamina C, como a laranja e a acerola, que é uma grande aliada no tratamento da dor de garganta porque ajuda a aumentar a imunidade.
Outro salva vidas quando o assunto é tratamento simples e caseiro para a dor de garganta é o uso de própolis e mel, que pode ser encontrado inclusive na forma de spray em farmácias e pode ser espirrado diretamente no local em que há a inflamação. Outra forma de consumir o própolis é em gotas com uma colher de mel.
CONSULTORIA: Dr. Claudio Len, Médico do Departamento Materno-Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein, pediatra, colunista da Pais&Filhos e pai de Silvia, Beatriz e Fernando; Dra. Talita Poli Biason, pediatra; Dr. Ricardo Dolci, otorrinolaringologista e filho de José Eduardo e Maria Inês.