Família

Dor de garganta: causas, sintomas, o que tomar para aliviar o problema e tratamentos caseiros

iStock

Publicado em 20/04/2022, às 08h02 - Atualizado em 06/06/2022, às 09h14 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Com muitas causas que podem alavancar as dores de garganta, esse incômodo é, na verdade, um sintoma originado de outro problema de saúde. A inflamação costuma surgir a partir de um quadro de faringite, mas também é comum em casos de laringite ou amigdalite.

Por ser uma das principais entradas de vírus e bactérias, a boca pode trazer infecções de diferentes intensidades. Felizmente, a garganta está ali para se fazer de “barreira”, além de ter estruturas poderosíssimas nas células de defesa, como as amígdalas – ao mesmo tempo, essa parte do corpo também fica mais suscetível a inflamações e surgem as famosas dores de garganta.

Principais causas da dor de garganta

Apesar de geralmente acontecer nas amígdalas, a inflamação pode se estender até a adenóide, uma estrutura do sistema imunológico que fica atrás das cavidades nasais. Além disso, a saliva ou secreções de pessoas contaminadas contribuem com o problema, como é o caso da infecção viral.

Geralmente, os vírus são os principais responsáveis pela dor. No caso de uma faringite viral, placas de pus nas amígdalas podem aparecer e o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios pode ser necessário. Já as bactérias fazem parte dos 30% dos quadros de faringite, podendo levar a um incômodo severo e até mesmo à febre.

A dor de garganta possui diversas causas. Quando desencadeada por um quadro bacteriano, é possível que o paciente tenha até febre (Foto: iStock)

Quando ela é alérgica, ocorrendo geralmente no inverno, a principal causa pode ser a umidade menor do ar e uma maior concentração de pólen. Vale lembrar ainda que os fungos e ácaros também podem desencadear a reação em qualquer estação do ano. Já a pós-traumática é quando se passa por um processo cirúrgico na região do pescoço, como a retirada das amígdalas, adenoide ou conchas nasais. Outras causas mais comuns de dor de garganta são:

Quanto ao tempo seco, atenção: mudanças bruscas de temperatura ou baixa umidade do ar podem, sim, agravar a sensação de dor ou desconforto, mas não são causadoras únicas da dor de garganta. Além disso, durante a temporada de frio pode ocorrer uma queda da imunidade, o que deixa o corpo mais suscetível às infecções e, consequentemente, aos sintomas que as acompanham.

Um dos sintomas da dor de garganta é a sensação de que há algo arranhando essa parte do corpo durante a inflamação, além da dificuldade para engolir (Foto: Shutterstock)

Sintomas de dor de garganta

Além desses sintomas, a dor de garganta pode estar acompanhada de outros problemas de saúde, como a dor de cabeça, febre, dor no corpo e tosse. Saiba quantos graus é considerado febre e como tratar em casa.

A febre é outro sintoma que pode acompanhar a dor de garganta dependendo da causa do problema (Foto: iStock)

O que fazer para aliviar a dor?

Nas infecções virais, o problema pode desaparecer sozinho em cerca de três dias, sendo mais comum em crianças de até dois anos. Ou seja, o que os médicos podem prescrever são analgésicos, antitérmicos ou anti-inflamatórios, quando necessários, para aliviar sintomas como dor e febre. Quando as infecções bacterianas aparecem, o uso do antibiótico pode ser sugerido e deve ser seguido à risca! Para evitar que bactérias mais resistentes voltem a atacar durante o tratamento, é muito importante a criança estar hidratada e bem alimentada.

Por que a dor de garganta também causa dor de cabeça?

Os germes produzem toxinas que agem em diversos locais do organismo, incluindo o cérebro, causando a dor. Além disso, o corpo humano produz substâncias que coordenam a defesa, chamadas citocinas. Elas agem nos centros de dor do cérebro e desencadeiam a febre e outros incômodos. Analgésicos e anti-inflamatórios conseguem aliviar os sintomas que causam desconforto – veja mais causas de dor de cabeça e como tratar esse desconforto.

Quando há um problema de saúde que desencadeia a dor de garganta, existem outras toxinas agindo em todo o organismo – o que também causa a dor de cabeça (Foto: iStock)

Tratamento caseiro para dor de garganta

Além dos remédios (que devem sempre ser passados pelo seu médico), existem alguns tratamentos simples que você pode fazer em casa para ajudar a aliviar as dores de garganta e amenizar o problema. O gargarejo de água morna com uma pitada de sal e limão duas vezes ao dia é uma receita caseira fácil e uma mão na roda. Outra opção é consumir sucos de frutas ricas em vitamina C, como a laranja e a acerola, que é uma grande aliada no tratamento da dor de garganta porque ajuda a aumentar a imunidade.

Outro salva vidas quando o assunto é tratamento simples e caseiro para a dor de garganta é o uso de própolis e mel, que pode ser encontrado inclusive na forma de spray em farmácias e pode ser espirrado diretamente no local em que há a inflamação. Outra forma de consumir o própolis é em gotas com uma colher de mel.

Por ser rico em vitamina C, o suco de laranja é um grande aliado no tratamento da dor de garganta (Foto: Freepik)

CONSULTORIA: Dr. Claudio Len, Médico do Departamento Materno-Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein, pediatra, colunista da Pais&Filhos e pai de Silvia, Beatriz e Fernando; Dra. Talita Poli Biason, pediatra; Dr. Ricardo Dolci, otorrinolaringologista e filho de José Eduardo e Maria Inês.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Saúde pfnoinsta gripe dor de cabeça resfriado dor de garganta Amigdalite como tratar dor de garganta em casa faringite tratamento caseiro para dor de garganta