Nesta quinta-feira, 21 de julho, aconteceu o Festival Mundial do Gelato em Roma, na Itália. O evento selecionou as 50 melhores sorveterias do mundo, entre elas, duas que se destacaram são brasileiras.
O estabelecimento com melhor colocação do Brasil é a Sorveteria Cairu que ficou em 32º lugar do ranking. A sorveteria fica localizada em Belém, no estado do Pará. Armando José Laiun Filho ganhou destaque como sorveteiro “de ouro” do país. O trabalho realizado no Cairu também ganhou uma posição na edição anterior da premiação. Além disso, o estabelecimento já esteve como destaque em outras oito diferentes competições.
Outro destaque foi uma sorveteria paulistana, a San Lorenzo Gelateria. Que conta com diversos sabores diferentes e inovadores, como gelatos de baba de moça, gorgonzola, hibisco, strudel e pétalas de rosa. Mas que não deixa de ter os mais tradicionais e que agradam a maioria, como nutella, pistache e menta.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por San Lorenzo Gelateria (@sanlorenzogelateria)
O Festival contou com 5 mil gelaterias disputando o ranking o Melhor Gelato do Mundo. A primeira colocada, sendo considerada o melhor gelato do mundo, foi a da cidade italiana Varazze, a Gelateria I Giardini di Marzo. O mestre sorveteiro Marco Venturino se destacou com o Bocca di Rosa com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas, segundo a revista Forbes americana.

Ainda no top 5 estã0 as sorveterias Fazekas Cukraszda, de Budapeste, na Hungria, La Parona del Gelato, de Parona, na Itália, Savannah’s Kitchen, de São Francisco, nos Estados Unidos e a VeroLatte, de Vigevano, na Itália.