Uma informação falsa está circulando nas redes sociais, dizendo que o Governo de São Paulo anunciou um corte no fornecimento de energia elétrica entre 0h e 6h no estado, como uma das medidas para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Se você receber essa mensagem, já sabe: é Fake!

Na mensagem, internautas pegaram um print de tela da revista “Veja” e alteraram as informações, criando uma montagem que simula uma notícia real. O texto diz que o governo vai realizar os cortes de energia “caso a fase emergencial não seja adotada pelos paulistas”.
A notícia falsa consta a data 11 de março, dia em que o governador João Doria anunciou regras mais rígidas de funcionamento da fase vermelha da quarentena. Tais novas restrições começaram a valer na última segunda-feira, 15 de março.
Apesar de existirem novas medidas de isolamento, como a proibição de atividades religiosas coletivas e eventos esportivos e o toque de recolher das 20h às 5h, não foi mencionado nada a respeito do fornecimento de energia à população. Nas redes sociais, o governo do estado também se pronunciou, negando as afirmações. “Nenhuma medida anunciada por SP para controlar a pandemia do novo coronavírus inclui a interrupção de qualquer serviço do tipo”, informaram.

O governador João Doria também se pronunciou a respeito. “Mais uma fake news que precisamos desmentir. Dessa vez, utilizaram de forma leviana a marca da revista Veja para dar credibilidade à notícia falsa. Inacreditável as sucessivas tentativas com o objetivo de desinformar a população”, disse.