Eclipse lunar total visto do Brasil? Isso é possível? E nós te respondemos: Sim, isso é mais do que possível. Prepare-se, pois o primeiro eclipse de 2022 está chegando e pode ser visto de todo o território nacional. Se você gostou da novidade, programa-se para conseguir assistir um dos maiores fenômenos do universo. Mas, aqui vai um mega spoiler: ele começara às 22h32, do dia 15 de maio. Mas no dia 16 de maio, atingirá seu ápice às 1h11 e chegará ao fim às 3h51.

O evento astronômico consiste em, basicamente, apresentar a lua com uma coloração em tom de vermelho sangue. Tal feito é causado por meio de um efeito óptico denominado por Rayleigh, quando a luz solar é refratada e dispersada na atmosfera da Terra.
O Eclipse lunar total pode ser visto a olho nu por todo o Brasil. Segundo o site Time and Date, o evento pode ser visto da América do Norte e do Sul, além de partes da Europa e África.
Confira as dicas para aproveitar o eclipse lunar total:
- Dá para visualizar a nu, no entanto, se você tiver binóculos, utilize, especialmente para as nuances de cor;
- Observe tudo. Desde as mecânicas celestes até o clima, que tornam um evento dinâmico. Cada eclipse lunar é diferente;
- Observe um fragmento da passagem da Lua pela sombra da Terra e tente imaginar como a Lua ficará no eclipse máximo, que poderá ser visualizado durante a madrugada de 16 de maio
Eventos astronômicos que puderam ser vistos a olho nu
Faz alguns dias que os moradores de São Paulo tem sentido um clima um pouco mais frio, e visto um amanhecer com céu claro e limpo. Mas, você sabia que, em 15 de abril – foi é possível visualizar quatro planetas do sistema solar, alinhados simultaneamente? Isso mesmo, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno, aparecem na forma de pontos luminosos que se movimentam lentamente pelo céu.

Em entrevista ao g1, o professor do Instituto de Astronomia da USP, Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, explicou sobre o fenômeno. “Os planetas sempre aparecem mais ou menos sobre uma ‘reta’. Isso ocorre porque todos giram em torno do sol em um mesmo plano, como se estivessem sobre uma mesa. Esse plano se chama tecnicamente de plano eclíptico, perpendicular ao plano do céu”, disse. Leia a curiosidade completa aqui.