Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde instruiu a população e tirou dúvidas relacionadas a pandemia do novo coronavírus.
Erno Harzheim, secretário da Atenção Primária à Saúde, deu ênfase às medidas preventivas. Em todos os locais em que já existem infectados, deve acontecer o isolamento domiciliar de pessoas com sintomas gripais e familiares, além do distanciamento social de quem tiver idade acima de 60 anos.
O atestado médico para quem estiver com sintomas de gripe valerá por 14 dias, e o paciente ainda deve dizer o nome dos parentes com quem tem contato frequente para que eles também recebam o documento. Essa medida, segundo o secretário, deve ser a mais efetiva para impedir o contágio.
Idosos devem permanecer em quarentena e apenas sair nas ruas por motivos essenciais, como idas à farmácia, mercados ou serviços de saúde. Se possível, familiares, vizinhos ou amigos devem ajudá-los e fazer esse tipo de compras por eles, para que não precisem descumprir o isolamento.
“Por favor, brasileiros, em caso de gripe, recolha sua família e fique em isolamento“, reforçou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!