Família

Entenda porque a vacina é a maior arma contra a gripe

iStock

Publicado em 01/05/2018, às 19h32 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Você já ouviu falar sobre a influenza? Nós conhecemos essa doença como gripe. “Trata-se de uma doença viral aguda que acontece de maneira epidêmica, ou seja, altamente contagiosa e com graves riscos para a nossa saúde”, explica Nancy Bellei, mãe de Lucca e Giulia e infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

O vírus se espalha com facilidade, ele é transmitido através de secreções respiratórias. Por isso é bom sempre manter distância de pessoas que estão espirrando ou com sintomas de gripe. As campanhas de vacinação são direcionadas ao público mais suscetível à doença, mais conhecido como grupos de risco.

De acordo com a especialista, fazem parte desse time pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, gestantes, mães no pós-parto, crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com deficiência, professores e profissionais da área da saúde.

O que estou sentindo?

Os sintomas são bastante comuns e podem ser confundidos com outras doenças, porém, o maior sinal de alerta sempre será a febre. Temperaturas acima de 38 graus que insistem ficar são preocupantes. Além deste, você também pode sentir dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares e falta de ar.

Agora faz sentido por que o foco é a prevenção? Embora haja outros meios de se proteger, como evitar grandes aglomerações e lavar as mãos com frequência, a vacinação continua sendo a maneira mais eficaz.

A infectologista explicou que a vacina tem um tempo de imunidade de cerca de seis meses a um ano. Então, se você se vacinou no ano passado, precisa receber uma nova dose durante esta campanha. “E guarde esta informação: a vacina contra a influenza é diferente daquela contra febre amarela”, comenta. A primeira, citada pela especialista, é produzida com o vírus morto, proteínas virais que são tratadas em laboratório. O que isso significa? Não há contraindicação para pessoas com problemas imunológicos, como, por exemplo, aquelas que estão em tratamento contra o câncer. É melhor se vacinar!

Juntos pela campanha

(Foto: divulgação da campanha)

A campanha de vacinação contra a gripe, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde, começou no dia 23 de abril e vai até dia 1º de junho. Se você faz parte do grupo de risco, deve procurar as Unidades de Saúde mais perto da sua casa para se vacinar. Incentive a conscientização, comente sobre o assunto com seus colegas e familiares. Quanto mais pessoas compreenderem a importância da prevenção, melhor.

Com o clima de Copa do Mundo, ninguém melhor do que o nosso Rei, Pelé, para nos representar na hora de enviar uma mensagem ao país sobre a importância de se prevenir contra a gripe. A ideia é mobilizar as pessoas para fazerem parte do time da saúde e se vacinar contra a gripe. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários da campanha, o equivalente a cerca de 60 milhões de pessoas, especialmente as crianças e os idosos. Então, corre para espalhar a notícia! Você encontra mais informações no site: www.saude.gov.br/vacinagripe

Leia também:

3 passos para se proteger da gripe durante a gravidez

Você sabia que é possível tomar a vacina da gripe em casa?

Gripe e resfriado: aprenda a diferenciar

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave