Família

Essa fruta exótica vai te ajudar a tirar gordura no fígado

Foto de PIC4U no Adobe Stock

Publicado em 26/08/2024, às 15h48 por Vitória Souza


Compartilhe:


Essa fruta é bastante consumida em países como Índia, Paquistão, Caribe, México e Oriente Médio. O tamarindo vem conquistando cada vez mais espaço na dieta de pessoas ao redor do mundo por conta dos seu benefícios à saúde, inclusive diminuindo a gordura no fígado.

O que é o tamarindo?

O tamarindo vem da árvore Tamarindus Indica, se destacando não apenas pelo sabor exótico, que faz uma combinação de algo doce e ácido, mas também pelo alto valor nutricional que a fruta apresenta. O tamarindo é um alimento extremamente versátil, podendo ser utilizado em molhos, doces, sucos e até produtos terapêuticos.

Benefícios da fruta para a saúde

A polpa do tamarindo é rica em antioxidantes, incluindo polifenóis e flavonoides, que são antocianinas e podem ajudar no acúmulo de gordura no fígado e no coração. Além destes benefícios, essa fruta é uma ótima fonte de vitaminas C, K e B, e outros minerais como cálcio, potássio e fósforo. 

O tamarindo também tem atividades antidiabéticas (Foto: Freepik)

 

Pesquisas divulgadas no "Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine", eles explicam que o tamarindo também tem atividades antidiabéticas, antiasmáticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e laxativas, já que a sua alta concentração de fibras ajuda também no sistema digestivo.

Como o tamarindo pode ajudar no controle do colesterol

De acordo com um estudo divulgado pela Healthline, o tamarindo pode ajudar a regularizar os níveis de colesterol no sangue. A composição da fruta rica em potássio também a torna eficaz na redução da retenção de líquidos.

Quem não pode tomar o sudo de tamarindo?

Mesmo oferecendo diversos benefícios à saúde, não é todo mundo que pode consumir o suco. Pessoas alérgicas, com problemas gastrointestinais, como o refluxo ácido ou úlceras podem ter os sintomas agravados consumindo o suco de tamarindo.

E é claro, é válido lembrar que o tamarindo não substitui nenhum tratamento médico especializado e deve ser consumido de forma equilibrada. O execesso do suco pode trazer efeitos colaterais como náusea e diarreia, por isso, é importante sempre consultar um médico antes de fazer alterações na dieta.

Como consumir o tamarindo

A introdução do tamarindo na alimentação pode ser uma maneira incrível para enriquecer a dieta com nutrientes essenciais para a nossa saúde. Porém, como todas as alterações na rotina, é importante fazer isso de maneira controlada e com o auxilio de um profissional da saúde.

8 sinais de gordura no fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por diversas funções vitais, como a metabolização de nutrientes, a produção de bile para digestão de gorduras e a desintoxicação do organismo. No entanto, quando há um acúmulo excessivo de gordura no fígado, ocorre uma condição conhecida como esteatose hepática, ou doença hepática gordurosa. Esse excesso de gordura pode ter sérias consequências para a saúde, muitas vezes silenciosas no início, mas que podem evoluir para complicações graves.

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

Virginia Fonseca mostra como está barriga após 10 dias do nascimento de José Leonardo

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA 

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"


Palavras-chave
Saúde benefícios Fruta gordura no fígado tamarindo