Um menino brasileiro, de 35 anos, morreu em um combate na Guerra da Ucrânia. Antônio Hashitani era estudante de medicina e natural do Paraná. O jovem trabalhava como voluntário em um grupo paramilitar, na cidade de Bakhmut.
Em entrevista ao portal g1, a família do estudante contou que a notícia da morte de Antônico chegou por meio de uma ligação do Itamaraty para o irmão do jovem, nesta segunda-feira, dia 07 de agosto. Entretanto, as autoridades acreditam que a morte pode ter ocorrido entre o dia 2 e 3 agosto. A embaixada brasileira disse que ainda vai providenciar o atestado de óbito e o transporte do corpo.
“A PUCPR expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani, estudante de medicina da PUCPR que lutou no exército da Ucrânia e faleceu em combate na região da cidade de Bakhmut, na última quarta-feira (02). Estendemos nossos sentimentos e forças ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam”, disse a universidade em que o jovem frequentava.
Nas redes sociais, uma amiga de Antônio escreveu uma postagem lamentando a morte do estudante. “Antônio não se contentava nunca, queria mais e mais. Faltando pouco tempo pra terminar sua faculdade de medicina, Antônio largou tudo e foi pra África fazer voluntariado. Mas com a sua teimosia, decidiu que precisava ir além então foi pra Ucrânia se voluntariar na guerra”, ela disse.