Alguns estudos defendem que existe a melhor idade para ter filhos. Eles dizem que o ideal é entre 20 e 30 anos. O motivo é que a partir dessa idade podem haver complicações durante a gestação. Porém, cada vez mais mulheres estão adiando a maternidade e nós temos boas notícias se este é o seu caso. Uma nova pesquisa provou que dar à luz depois dos 30 anos pode aumentar a inteligência do bebê no futuro.
De acordo com Incrível.club, grande parte dos estudos fala sobre os riscos e benefícios da gestação tardia, porém poucos falam dos pontos positivos para os bebês. Já a pesquisa que mencionamos acima, realizada no Reino Unido, analisou mais de 18 mil crianças inscritas no Millennium Cohort Study.
O objetivo dos cientistas era ver se existia relação entre a idade da mãe e o desenvolvimento do bebê. O que eles concluíram foi que aquelas que têm o primeiro filho entre 30 e 39 anos têm mais chances de gerar crianças mais inteligentes do que as que engravidam entre 20 e 29 anos.
Os pesquisadores perceberam que as crianças com mães com mais de 30 anos vão melhor na escola e em testes cognitivos aos 5 anos. O resultado do estudo do Reino Unido só confirma uma teoria levantada por uma pesquisa feita na Suécia. Os estudiosos viram que o Grade Point Average (GPA), histórico de média geral das matérias do High School nos Estados Unidos é calculado em uma escala que vai de 0 a 4. Eles viram que crianças que têm mães acima dos 35 anos vão melhor neste teste.
Mas por que isso acontece? De acordo com a autora do estudo feito no Reino Unido, Alice Goises, mães de primeira viagem com mais de 30 anos têm mais tempo para a educação do filho. “Em geral, elas recebem salários melhores, costumam estar em relacionamentos mais estáveis, têm estilos de vida mais saudáveis e se cuidam mais durante a gravidez“, explicou.
Leia também:
Saiba porque quem é mãe aos 33 anos tem mais chances de chegar aos 95
Mães que têm filhos depois dos 30 podem viver mais!
8 coisas que você não deve dizer para mães acima dos 30 anos