A revista Nature publicou um estudo que identificou 21 remédios que conseguem bloquear a infecção do novo coronavírus no corpo. Os medicamentos são usados para tratar outras doenças, como o ebola, hanseníase, cirrose hepática e artrite reumatoide. Os pesquisadores analisaram uma das maiores coleções mundiais de medicamentos, com 12 mil moléculas, a ReFrame.
Segundo a pesquisa, quatro desses remédios funcionam com mais eficácia quando são combinados com o remdesivir, um antiviral conhecido por tratar o ebola e que está tendo bons resultados no combate ao Covid-19 em vários países do mundo.
“Esse estudo expande significativamente as possibilidades de opções terapêuticas, sobretudo, porque muitas das moléculas já têm os dados de segurança clínica no homem. Com a base da nossa análise, a clofazimina, hanfangchin A, apilimod e ONO 5334 representam as melhores opções a curto prazo”, disse o diretor do Programa de Imunidade e Patogênese da Sanford Burnham Prebys e autor do estudo, Sumit Chanda.
Os testes foram feitos com concentrações seguras para uso em humanos e agora serão realizados em modelos de pequenos animais e minipulmões. Os quatro medicamentos que se destacaram foram: clofazimina, usado para a hanseníase, hanfangchin A, usado para cirrose hepática e artrite reumatoide, apilimod, utilizado para doenças autoimunes e o ONO 5334, usado para artrite reumatoide.