É importante estimular a imaginação e contato das crianças com o mundo ao redor. Os experimentos científicos são uma ótima forma de fazer isso, além de garantir muita diversão em família para todos os envolvidos. Confira alguns para você praticar com as crianças.
Direto do pé
Esse experimento para rebrotas os restos de alimentos pode inspirar seu filho a comer os vegetais. Vale a pena testar
O que você vai precisar
- Vários recipientes, como tigelas, copos ou pratos rasos
- Alface romana ou erva-doce, cebolinhas, cenouras e rabanetes
- Faca de cozinha
Mão na massa
No caso da alface romana ou erva-doce, tire as folhas do alface, cortando cerca de 7cm da base. Gentilmente, faça um corte na base da cabeça (o corte fresco irá ajudar a absorver mais água). Coloque a alface em uma tigela ou caneca que irá permitir à alface crescer sem despencar. Cubra com água até que o fundo esteja totalmente submerso. Deixe em uma janela que bata sol. Você deve ver um sinal de renascimento no dia seguinte. Se funcionar, siga os mesmos passos com a erva-doce, mas use um recipiente transparente para que a luz do sol possa atingir o fundo.
Para as cebolinhas, corte a parte verde delas, deixando a parte branca. Coloque a parte branca em um copo transparente estreito para que possa crescer sem despencar para o lado. (Você deve usar um copo transparente ou jarra para permitir que a luz do sol alcance a raiz. Despeje água no copo o suficiente para cobrir o fundo da parte branca, e coloque em um lugar que pegue sol. É esperado que você veja aparecer a parte verde em um dia, mas a cebolinha completa virá vários dias depois.
Já com as cenouras e rabanetes, Reserve a parte superior delas. Coloque em um prato raso com água suficiente para cobrir cerca de metade do topo dos vegetais. Ao fim da semana, você deve ver verduras frescas aparecendo.
Mais vida para sua casa
Tinja a água para assistir como a cor vai do líquido para todas as partes da planta. Com paciência, você assistirá o espetáculo ao vivo

O que você vai precisar
- Vasos de vidro com pequenas aberturas
- Corante para comida
- Cravos brancos
- Tesouras de cozinha ou faca
Mão na massa
- 1. Preencha cada vaso com um pouco de água.
- 2. Adicione aproximadamente 20 gotas de corante em cada vaso. Seja generoso – você quer que a cor da água seja bem evidente.
- 3. Apare os caules do cravo para que fiquem poucos centímetros mais alto do que o vaso.
- 4. Um adulto deve fazer um corte vertical de 2 a 5cm na base do caule em duas partes. (Isso irá aumentar a área exposta para absorver água). Coloque as flores na água.
- 5. Aproveite! Em uma hora, as pétalas irão começar a mudar de cor, e a coloração ficará cada vez mais intensa nos próximos dias.
Sementes em ação
Elas possuem tudo o que precisam para crescer dentro de si mesmas: uma planta completa escondida nessa pequena concha. Apenas adicione água, luz do sol e um pouco de calor e veja as sementes germinarem

O que você vai precisar
- Esponjas
- Copos pequenos de vidro, jarras ou vasos
- Sementes de germinação rápida
- Papel toalha
Mão na massa
- 1. Corte as esponjas no formato para que se ajustem confortavelmente no fundo do copo ou jarra.
- 2. Coloque as esponjas em copos e cubra com água.
- 3. Espalhe as sementes nas esponjas.
- 4. Coloque papel úmido em cima das sementes para ajudar no processo de germinação, e deixe em um lugar quente, fora da luz solar direta, para que seque o papel.
- 5. Depois de um ou dois dias, as sementes terão germinado. Retire o papel toalha e mova para um local com luz solar.
- 6. Mantenha as esponjas com bastante água e veja a planta nascer.
- Dica: evite esponjas que possuem no rótulo “antimicrobiana”, já que elas devem inibir o desenvolvimento da planta.
Nova decoração
Use essas sementes caseiras para adicionar flores em lugares vazios no seu quintal, ou ofereça de presente a um amigo
- Misture 450 a 900 gramas de argila (para fazer cerca de 20 bolas) com uma parte de adubo (ou vaso com solo rico em nutrientes) e uma parte de semente de flores naturais para sua área em uma tigela grande. Lentamente adicione algumas gotas de água, mas não muito, ou a mistura irá virar lama!
- Transforme a mistura em uma grande bola. Quando estiver bem misturada, volte a deixar plana.
- Quebre em pedaços para enrolar no tamanho de uma bola de ping-pong. Deixe secar.
- Distribua as bolas na terra.
- Espere por uma boa chuva para molhá-las.
- Em algumas semanas, os brotos devem finalmente aparecer e sua paciência será recompensada.