• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Faber-Castell inaugura laboratório em escola pública para desenvolver método criativo de aprendizagem

Por Sandra Lacerda
01/10/2021
Em Família
Ambiente de criatividade e inovação da Faber-Castell

Ambiente de criatividade e inovação da Faber-Castell Divulgação

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

As formas de ensinar são diversas, na verdade o que importa é a aprendizagem da criança. Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Arthur Guimarães, em São Paulo, têm experimentado um novo jeito de aprender. A instituição foi a primeira escola pública do país a receber um novo laboratório para o Programa de Aprendizagem Criativa, da Faber-Castell. A simples sala de aula foi transformada em um micromundo de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de formas diversas.

A Faber-Castell fez a doação de todo o mobiliário e materiais para criar o espaço que funciona como um ambiente de criatividade e inovação. O programa oferece um conjunto de estratégias conectadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para estimular a resolução de problemas e a diversão durante o processo de aprendizagem. Além disso, realiza um processo contínuo de formação com os professores e todo o corpo docente da escola dentro do Programa de Aprendizagem Criativa.

Ambiente de criatividade e inovação da Faber-Castell (Foto: Divulgação)

“O Programa de Aprendizagem Criativa está disponível para contratação e implementação em escolas privadas e públicas, pois entendemos que a criatividade é uma habilidade fundamental para as pessoas no mundo atual e, por meio do Programa, instrumentalizamos e estimulamos esse pensamento criativo de forma estruturada nas crianças, preparando-as para lidar com desafios e serem bem-sucedidas na vida pessoal e profissional”, destaca Bruna Tedesco, Diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell Brasil.

Luciana Souza, diretora da Escola Estadual Arthur Guimarães, diz já ter percebido os resultados reais dessa iniciativa para os alunos. “A criatividade é como um músculo que precisa ser estimulado e desenvolvido constantemente. Acreditamos que o pensamento criativo é capaz de transformar vidas e o mundo”, comenta.

LeiaMais

Menina aprendendo a tocar violão em casa

Educação musical infantil: será que vale a pena investir desde cedo?

6 de novembro de 2025
Criança sentada no sofá, usando fones de ouvido e mexendo no celular

O Discord é seguro para crianças? O que pais precisam saber sobre a plataforma

6 de novembro de 2025
Megafone representando os impulsos infantis.

5 formas de ajudar seu filho a controlar impulsos

6 de novembro de 2025
Esqueceram de Mim: o filme

10 filmes de Natal infantis para curtir em família neste fim de ano

6 de novembro de 2025
Crianças podem apender mais quando o ensino é lúdico
Crianças podem apender mais quando o ensino é lúdico (Foto: iStock)

Os alunos são estimulados a desenvolver projetos ligados aos conteúdos curriculares, mas em um ambiente totalmente inovador, onde são estimulados a usar a criatividade. Para alcançar esse objetivo, a metodologia é baseada em quatro pilares, que ajudam a direcionar as atividades:

  • Projeto: A aprendizagem é melhor quando trabalhamos ativamente em projetos concretos que possam ser compartilhados com outras pessoas. Esses projetos podem ser os mais diversos: protótipos, jogos de computador, um castelo na areia ou uma peça de teatro, por exemplo.
  • Paixão: Quando as pessoas trabalham em projetos pelos quais têm interesse, elas se esforçam mais, persistem diante dos desafios e, consequentemente, aprendem mais nesse período.
  • Parceria: O desenvolvimento de projetos só é possível quando se faz parte de um ambiente social positivo, com pessoas compartilhando ideias, colaborando e ajudando no trabalho umas das outras.
  • Pensar brincando: Aprender envolve experiências lúdicas, ou seja, manipular diferentes materiais, testar coisas novas e limites e assumir riscos sem ter o receio de errar.
Tags: aprenderaprender brincandoaprender e brincarCriançaEducaçãoeducarensinoEscolaFaber-Castell
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Alice arrasou no planejamento

Alice prova que é organizada ao aparecer planejando faxina do fim de semana

Receita de torta cremosa de frango.
Família

Receita simples e deliciosa de torta cremosa de frango

Por Beatriz Men
6 de novembro de 2025
0

Se você está procurando uma receita prática e saborosa para reunir a família em torno do almoço ou jantar, a...

Leia maisDetails
Menina aprendendo a tocar violão em casa

Educação musical infantil: será que vale a pena investir desde cedo?

6 de novembro de 2025
Criança sentada no sofá, usando fones de ouvido e mexendo no celular

O Discord é seguro para crianças? O que pais precisam saber sobre a plataforma

6 de novembro de 2025
Prato com biscoitos amenteigados de diferentes formatos

Receita de biscoito amanteigado recheado de brigadeiro

6 de novembro de 2025
Megafone representando os impulsos infantis.

5 formas de ajudar seu filho a controlar impulsos

6 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.