Você já mostrou estrelas cadentes ou outros fenômenos astronômicos para seus filhos? Caso ainda não tenha, a madrugada desta terça-feira, 5 de maio, é uma ótima oportunidade para fazê-lo. A chuva de meteoros chamada Eta Aquáridas está prevista para atingir o pico entre os dias 5 e 6 de maio, mais precisamente a partir das 1h45 da manhã.
A chuva é considerada um “presente” deixado pelo cometa Halley. Os meteoros iluminarão o céu durante todo o mês de maio, mas serão mais visíveis nesta madrugada. Os especialistas apontam, porém, que a observação a olho nu do fenômeno pode ser atrapalhada por conta da luz lunar, que estará forte pelos próximos dias.
Mesmo assim, a chuva deve ser vista no Brasil. Marcelo de Cicco, astrônomo do Observatório Nacional, acredita que, caso sua família queira tentar ver a chuva de meteoros durante a madrugada, o tempo gasto pode não ser em vão: “Mesmo com a Lua atrapalhando nestes períodos, vale a pena passar a madrugada observando, a partir de meia-noite, pois é possível que haja uma atividade acima da usual”, diz Cicco, em nota à revista Exame.
Alguns especialistas também recomendaram acordar cerca de uma hora antes do sol nascer para ver o fenômeno mais claramente. Para descobrir que horário isso acontece na sua cidade, basta verificar no Google ou usar aplicativos como o “Bússola”.
Veja um vídeo do ano passado da passagem dos meteoros Eta Aquáridas:
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!