
A situação de pandemia por conta do coronavírus movimentou os principais veículos de informação do coronavírus . Pessoas procurando por respostas em meio a tanta falta de informação sobre o novo vírus, movimentou muito a mídia. Uma consequência do pânico e a urgência por atualizações sobre o assunto desencadeou uma onda de fake news no mundo todo.
Pensando nisso, nossa equipe preparou uma lista com as principais mentiras que estão sendo divulgada pelas redes sociais em diferentes países.
- Itália– O país europeu foi o segundo mais afetado pelo vírus, com uma quantidade de infectados que só perde para a China. Em meio ao caos começaram boatos na região de Veneza, de que estariam produzindo uma vacina de coronavírus na Austrália. Com certeza levou muitas famílias esperançosas.
- Índia– O país que considera a vaca um animal sagrado, divulgou que uma possível mistura da urina com as fezes do animal que seria uma possível cura para o coronavírus. Profissionais da saúde negaram a informação, mas isso não impediu que um grupo religioso organizasse um evento para o consumo da mistura.
- França– Começou um boato absurdo de que o uso de cocaína tem o poder de proteger do covid-19. O governo francês precisou publicar uma nota explicando que a droga é perigosa e viciante e que não tem nenhum efeito contra o vírus.
- Brasil– O país que recentemente tem aumentado o numero de infectados significavelmente, deu inicio a uma série de boatos falsos. Um deles que ficou famoso na internet é que teria um teste caseiro para descobrir se a pessoa está infectada. O teste consiste em respirar fundo e prender a respiração por mais de 10 segundos. Se não tossir, você não está com coronavírus. O Ministério da Saúde teve que criar um site para desmentir histórias como essa.
A situação de desespero pede muito cuidado na hora de pesquisar sobre como lidar com o vírus. Procure sempre estar atento as fontes das informações antes de compartilhar. Nossa equipe preparou várias matérias para te ajudar nesse momento.