Uma família de Edimburgo, na Escócia, ficou surpresa ao encontrar uma mensagem de 135 anos dentro de uma garrafa que estava escondida no piso de sua casa. Mãe de dois filhos, Eilidh Stimpson contou ao jornal local Edinburgh Live que ficou sem acreditar no que estava vendo enquanto lia o recado escrito à mão no papel antigo.
A mensagem havia sido enrolada dentro de uma garrafa de uísque vazia desde o dia em que o chão foi colocado na casa, contou Stimpson na quarta-feira, 17 de novembro, dois dias depois de ter achado o “tesouro”. A notícia se espalhou pela região e o objeto foi batizado de “cápsula do tempo”.
A garrafa foi encontrada pelo encanador contratado pela família, Peter Allan, que por acaso cortou o local exato das tábuas do piso onde ela havia sido deixada, em 6 de outubro de 1887, conforme diz o bilhete dentro.
A mãe fala que encontrar a mensagem foi “muita sorte” e só aconteceu porque eles iam mudar um equipamento que estava instalado na parede para outro local. “O encanador desceu as escadas dizendo, ‘Olha o que acabei de encontrar no buraco que acabei de fazer!’. Foi muito emocionante”.
Stimpson conta que esperou até que seus filhos e seu marido chegassem em casa para abrir a garrafa e ler a mensagem juntos. As crianças, de 8 e 10 anos, ficaram superanimadas quando souberam o que a mãe havia encontrado.
“Quando fui buscá-los na escola, eu disse ‘tenho uma coisa emocionante para contar’, ao que eles perguntaram: ‘vamos comer cachorro-quente para o chá?’ e eu respondi: ‘Mais emocionante do que isso’”, lembra.
Assim que o pai das crianças chegou em casa do trabalho, a família tentou tirar a mensagem da garrafa, mas estava mais difícil do que eles imaginavam. No final perceberam que teriam de quebrar o vidro para não rasgar o papel histórico.
“Estávamos tentando desesperadamente retirar a nota com pinças e alicates, mas ela começou a rasgar um pouco. Não queríamos danificá-la ainda mais, então, infelizmente, tivemos que quebrar a garrafa”, afirma.
O que dizia a mensagem
Com a data de 6 de outubro de 1887, o bilhete ficou intocado por 7.049 semanas e quatro dias até ser finalmente revelado.
Assinada por dois trabalhadores do sexo masculino, a mensagem dizia: “James Ritchie e John Grieve colocaram este piso, mas não beberam o uísque. 6 de outubro de 1887. Quem encontrar esta garrafa pode pensar que nossa poeira está soprando ao longo da estrada”.
Intrigados para saber mais sobre os trabalhadores, a família pediu a um amigo de Eilidh para fazer uma pequena pesquisa sobre quem eram essas pessoas. Ele descobriu que havia dois homens registrados como moradores da área de Newington com os mesmos nomes na década de 1880.
Toda a descoberta foi compartilhada pelo perfil da mãe nas redes sociais. “Tivemos uma sorte incrível e estou feliz que todos pensem que o conteúdo é tão interessante quanto nós. É muito bom ter uma notícia positiva em meio a toda essa desgraça e melancolia que está por aí no momento”, escreveu.
“Agora, estou pensando que precisamos preservar a nota e substituí-la por uma mensagem nossa para as gerações futuras descobrirem”, finalizou.