Família

Fernanda Lacerda, a Mendigata, come placenta após dar à luz primeiro filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Publicado em 30/10/2023, às 08h55 por Mayara Neudl


Compartilhe:


Na manhã do domingo, 29 de outubro, a modelo e influenciadora digital Fernanda Lacerda, de 35 anos de idade, que ficou conhecida por interpretar o papel de Mendigata no programa da Band, Pânico na TV, deu à luz seu primeiro filho, Gabriel.

Dentre os detalhes que revelou em seu perfil no Instagram, como com quantos quilos o bebê nasceu, quantos centímetros de dilatação chegou ao hospital, o trabalho de parto, a amamentação e os primeiros momentos de vida do filho, ela falou sobre a placenta.

A modelo e influenciadora digital, conhecida por sua atuação como Mendigata no Pânico na TV, deu à luz seu primeiro filho, Gabriel (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seus Stories, Fernanda abriu uma enquete para votação, onde questionava se os seguidores sabiam os benefícios de comer a placenta. No vídeo, ela aparece ainda deitada na maca hospitalar, com touca e Gabriel deitada em seu peito.

"Mostra aqui, é um 'pedacinho' da placenta", ela pede para a doula e consultora de amamentação que a acompanhou. Em seguida, ela pede para a profissional explicar os benefícios da ingestão. "Vamos repôr o ferro que você perdeu, para dar mais leite no pós parto", explicou.

Fernanda mostrou todos os detalhes que envolveram o seu trabalho de parto e o nascimento de seu primeiro filho (Foto: Reprodução/Instagram)

A mãe de primeira viagem, então, ingere o pedaço da placenta, e ao fundo alguém a orienta: "Pensa que é um pedaço de carne crua, pensa que é um sushi. Não tem gosto de sushi? Fala, do que tem gosto?", ao que ela responde que "parece um 'sushizinho'".

Perguntam para Fernanda se ela não está com fome e ela afirma que sim. "Com a fome que eu 'to', eu comeria ela inteira", disse rindo se referindo à placenta. Em seguida, ela diz que achou gostoso. "Uau, amei, parece um sashimi", finaliza mostrando que na língua não resta mais nada.

A mãe de primeira viagem registrou e compartilhou em sua rede social o momento em que ingere a placenta (Foto: Reprodução/Instagram)

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?

Sem tabu: comer a placenta depois do parto faz bem?

O ato de comer placenta bombou em 2016, quando a apresentadora Bela Gil e a socialite Kim Kardashian apareceram na mídia falando sobre o assunto. Nos Estados Unidos, uma empresa até comercializa a placenta em cápsulas.  A prática, no entanto, é bem mais antiga.

A prática de ingestão da própria placenta veio à tona com a alegação de que traria diversos benefícios para a saúde da mãe (Foto: Shutterstock)

Os animais fazem por instinto. Acredita-se que isso é para não deixar nenhum rastro do nascimento dos filhotes, com medo dos predadores. Já as mães humanas começaram a se interessar por essa prática pelos boatos de que ajuda a diminuir o sangramento no pós-parto, contribui para que o útero volte ao tamanho normal mais rapidamente, enriquece a produção de leite e previne a depressão pós-parto.

Resta saber se tudo isso é verdade mesmo e se a ingestão da placenta é mesmo indicada pelos médicos. O obstetra Alberto Guimarães, pai de Beatriz e João Victor, e precursor do programa Parto Sem Medo, não estimula comer a placenta porque não consegue achar benefícios para a mãe, nem acha que vai fazer a diferença no parto.

Os especialistas não reconhecem os benefícios que ingerir a placenta supostamente trariam para a saúde da mulher que foi mãe (Foto: Unsplash)

Guimarães também se preocupa com a questão da culpa.  “Isso não pode ser mais um fardo ou desafio na busca da realização da maternidade. Temos que nos preocupar para que não seja colocado mais uma cobrança na vida da mãe”, explica.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, pai de Giulia, concorda que as vantagens não são comprovadas. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Northwestern, em Chicago, analisou dez pesquisas sobre o tema, que foram publicadas na época de 2017, e também não encontrou evidências.

Mantelli alerta, no entanto, que se for a sua vontade é preciso cautela. “Antes de ingerir a placenta, é imprescindível conversar com o médico para que as providências necessárias, como higienização, armazenamento e, posteriormente, modo de preparo da placenta, sejam tomadas. Sem os cuidados adequados pode ocorrer contaminação e trazer riscos para a saúde da mulher”, aconselha.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Mendigata Fernanda Lacerda comer placenta filho fernanda lacerda filho mendigata ingerir placenta