Proteção e segurança online 🤳

Ferramenta que combate e remove conteúdo sexual de menores em redes sociais chega ao Brasil

(Foto: Freepik)

Publicado em 06/02/2024, às 09h01 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


No Dia da Internet Segura, comemorado nesta terça-feira, 6 de fevereiro, a Meta acaba de anunciar, em primeira mão à Pais&Filhos, a chegada da ferramenta Take It Down ao Brasil. Trata-se de uma plataforma desenvolvida para ajudar os adolescentes a recuperarem o controle sobre suas imagens íntimas e a prevenir a divulgação online desses conteúdos. 

O Take It Down é um programa inovador do National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC), apoiado pela Meta, que foi lançado pela primeira vez no ano passado em inglês e espanhol. Agora, a Meta e o NCMEC estão expandindo a plataforma para outros países e idiomas, incluindo o Brasil, tornando-a ainda mais acessível a milhões de adolescentes em todo o mundo.

"Tornar a Take it Down disponível em 25 idiomas é um passo fundamental para proteger as crianças dos horrores da exploração online em todo o mundo. Queremos  garantir que todas as crianças, independentemente de idioma ou localização, tenham a oportunidade de recuperar a sua dignidade e privacidade com a remoção de conteúdos ilegais das plataformas participantes", diz John Shehan, vice-presidente sênior do NCMEC.

(Foto: Freepik)

 

O que é o Take It Down?

O Take It Down é um serviço gratuito que atende pessoas com imagens ou vídeos de si mesmas em situações de nudez, nudez parcial ou sexualmente explícitas, tiradas quando tinham menos de 18 anos de idade, as quais acreditam que foram ou serão compartilhadas na Internet. Por exemplo, talvez seu filho tenha enviado uma foto a alguém, mas agora essa pessoa está lhe ameaçando ou já publicou a foto em algum lugar. 

Para quem o Take It Down é indicado?

O serviço também é indicado para o adolescente ou pais que não tenham certeza se a imagem foi compartilhada, mas queiram assistência para tentar removê-la de locais onde possa aparecer na Internet. A pessoa pode manter o anonimato ao usar o serviço e não precisa enviar as imagens nem vídeos a ninguém.

Como o Take It Down funciona na prática?

A ferramenta foi projetada para respeitar a privacidade e segurança de dados das pessoas a partir da atribuição de um hash exclusivo -- uma impressão digital na forma de um código numérico -- à sua imagem ou vídeo, de forma privada e segura. Veja como:

Novos recursos da Meta para ajudar a prevenir a sextorsão

Além do lançamento do Take It Down no Brasil, a Meta anuncia uma atualização da Central de Segurança, com novas dicas e recursos para adolescentes, pais e professores sobre como prevenir e lidar com a sextorção.

As orientações foram desenvolvidas pela Thorn, uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve uma tecnologia para defender crianças contra abuso sexual, e dá orientações atualizadas para adolescentes, com dicas úteis e ações sobre como recuperar o controle da situação caso alguém estiver os extorquindo.

(Foto: Unsplash)

 

Na Central de Segurança da Meta, você também pode encontrar dicas de como ter conversas sensíveis com seu filho e como dar apoio caso ele esteja sendo afetado por esses golpes. As novidades se juntam às ferramentas que já existem dentro da Meta caso alguém compartilhe ou ameace compartilhar imagens íntimas do seu filho:

Avisos de Segurança

Eles aparecem para adolescentes no Instagram quando eles estão conversando com alguém que exibe comportamento potencialmente suspeito. Esses avisos de segurança incentivam os adolescentes a terem cautela, os encorajam a relatar qualquer conta que ameace compartilhar suas imagens íntimas e lembram que eles podem recusar tudo o que os faz se sentir desconfortáveis. 

Proteção para contato indesejado

 A Meta definiu por padrão que os adolescentes abaixo dos 16 anos (e abaixo dos 18, em alguns países) tenham contas privadas quando se inscrevem no Instagram, além de usar tecnologia para ajudar a prevenir que adultos suspeitos encontrem e interajam com as contas de jovens.

No mês passado, a empresa ainda anunciou configurações de mensagem mais rígidas por padrão, o que significa que os adolescentes com menos de 16 anos (e em alguns países, com menos de 18) não receberão mensagens de pessoas que eles não seguem ou com quem não estão conectados, fornecendo mais proteção contra possíveis golpistas.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado


Palavras-chave
pfnoinsta